TDAH? O Afinando o Cérebro pode te ajudar

O diagnóstico de TDAH pode trazer muitas dúvidas para pacientes e seus familiares. Já mostramos aqui, que além dos questionamentos em relação ao transtorno, tratamento e dificuldades que serão enfrentadas pelos filhos, alguns pais podem precisar de ajuda para conseguir oferecer suporte e atividades adequadas em casa para melhorar a atenção do seu filho. 


As intervenções no acompanhamento do TDAH são diversas, passando pelo uso de medicamentos a terapias comportamentais ou a combinação de ambos. É importante que o paciente seja acompanhado por uma equipe multidisciplinar, para que as demandas individuais sejam atendidas. 


O TDAH é composto por uma tríade de sintomas com a combinação de hiperatividade, impulsividade e déficit de atenção. Esses sintomas podem ser associados a dificuldades de aprendizagem e nas relações com outras crianças, pais e professores. 


Entre os sinais mais comuns estão:


Desatenção em situações cotidianas, sejam relacionadas ao trabalho, escola ou vida pessoal

Dificuldade em seguir instruções

Distrair-se com facilidade diante de estímulos externos

Perder-se no tempo

Parece estar a "mil por hora"

Dificuldade em priorizar o que é importante

Desorganização

Dificuldade em esperar a vez do outro, querendo passar na frente


Como melhorar a atenção do meu filho? 


Este é um grande desafio para pais e mães de crianças com TDAH e o Afinando o Cérebro pode te ajudar nessa missão, pois as atividades disponíveis na plataforma promovem o treinamento de habilidades essenciais como foco, atenção e concentração. Desenvolvidas por especialistas e comprovadas cientificamente, os jogos do Afinando o Cérebro captam a atenção das crianças de maneira descontraída, divertida e além de serem repletos de desafios. 


Vamos descobrir algumas dessas aventuras? 


Casa Abandonada – As crianças vão adorar desvendar os segredos de uma casa cheia de mistérios e depois dessa experiência será muito mais fácil compreender em ambientes com muito ruído ou quando as informações da mensagem não estiverem claras, como em uma sala de aula barulhenta ou mesmo durante uma aula online, com outros sons competindo ao redor.


Barbeiro – Crianças com dificuldade de foco e atenção irão se beneficiar com este jogo divertido, em que precisarão localizar corretamente a direção dos sons dentro de um salão com bastante barulho, melhorando assim sua capacidade de atenção à informação auditiva. 


Detetive Auditivo – Seu filho precisa melhorar a capacidade de memorizar e se manter atento às informações auditivas? Esse jogo foi feito para ele! Além de ajudar o detetive Misterlock a desvendar um roubo, irá treinar essas e outras habilidades. 


Contra o Tempo – Um jogo para correr contra o relógio e promover a integração de diferentes áreas do cérebro, além de turbinar a memória operacional (-- link posto Memória Operacional). Pesquisas científicas mostram que quanto melhor a capacidade de memória operacional, melhor é o aprendizado das crianças. 


Como vou saber se meu filho está indo bem nos jogos?


Você poderá acompanhar a evolução do seu filho de um jeito simples e rápido. Você poderá visualizar as datas em que as atividades foram realizadas, níveis de dificuldade, melhor pontuação, porcentagem de acertos e tempo. 


Se o seu filho está na fonoterapia e o profissional que o acompanha também utiliza o Afinando o Cérebro, será possível monitorar seu desempenho a cada sessão. 


O Afinando o Cérebro é só para crianças com TDAH?


O portal Afinando o Cérebro é uma plataforma online com mais de 130 atividades, entre jogos e áudios, que podem ser utilizados na estimulação de habilidades de escuta, atenção, memória, linguagem e concentração. Os benefícios são inúmeros, atuando diretamente em questões educacionais, comunicativas e preventivas.


Indicados para pessoas de todas as idades, os jogos do Afinando o Cérebro são importantes auxiliares no tratamento de crianças com alterações no processamento auditivo e queixas escolares, em adultos que necessitem treinar questões de comunicação e em idosos, para estímulo de memória. 


Por ser online, pode ser acessada a qualquer momento, sempre que quiser e de onde estiver. Validada cientificamente, a plataforma Afinando o Cérebro já conta com mais de 70 mil usuários. 

Deixe o Afinando o Cérebro ajudar você a melhorar e desenvolver a atenção do seu filho. Clique aqui para fazer um cadastro e comece a usar gratuitamente. 

Copyright © 2021. Todos os direitos reservados