PAC e a aprendizagem de idiomas

O aprendizado de um novo idioma tem sido um desafio para você? 

Muitas pessoas estudam um idioma por anos, algumas têm a oportunidade de realizar intercâmbios, mas ainda assim ficam inseguras na hora de falar. Além da insegurança, pode mesmo ser difícil manter uma conversa em outra língua e nem sempre a falta de treino é responsável por essas dificuldades. Saiba que sua audição tem muita importância nesse processo. E não basta escutar bem! Para aprender um novo idioma, é necessário processar bem os sons.

Ao aprender uma nova língua, lidamos com uma estrutura totalmente diferente daquela a que estamos habituados, com diferentes sons e características. A exigência aumenta, pois é necessário que sejamos capazes de captar essas diferenças, e as habilidades auditivas tornam-se essenciais. Assim, diante de alguma  alteração nessas habilidades, as dificuldades começam a surgir. Algumas pesquisas já comprovaram essa relação, de fato o processamento auditivo influencia diretamente a aquisição de um novo idioma e na fluência.

O processamento auditivo central compreende mecanismos que formam as habilidades auditivas: localização sonora, discriminação auditiva, reconhecimento de padrões auditivos, aspectos temporais da audição; desempenho auditivo diante de sinais acústicos competitivos ou quando o sinal acústico é ruim. Dentre as diversas habilidades auditivas, uma é essencial para que possamos entender e aprender outros idiomas. Estamos falando da habilidade de resolução temporal. Quando há alteração nessa habilidade, podem surgir dificuldades para identificar pequenas variações acústicas na fala e, consequentemente comprometer a produção de sons e a interpretação da mensagem ouvida. 


Considerada como pré-requisito para o desenvolvimento das habilidades linguísticas e de leitura, a habilidade de resolução temporal pode ser aprimorada com um treinamento auditivo específico e assim ter os impactos de uma possível alteração minimizados e até mesmo sanados.

O Afinando o Cérebro, pode te ajudar a vencer esse desafio e conquistar a fluência naquele idioma que você sempre quis, por meio de atividades desenvolvidas por especialistas e validadas cientificamente. 

Conheça o Afinando o Cérebro agora mesmo.

Copyright © 2021. Todos os direitos reservados