Estimule o desenvolvimento da audição e da linguagem brincando

É no primeiro ano de vida das crianças que ocorre a maturação do sistema auditivo central, um período essencial para o desenvolvimento das habilidades auditivas e da linguagem. Além de necessárias para o desenvolvimento satisfatório das crianças, as experiências auditivas favorecem a compreensão de informações, facilitam a socialização, comunicação interpessoal e principalmente o aprendizado. 

Porque a criança precisa desenvolver habilidades auditivas para a linguagem?

As habilidades auditivas são responsáveis por um conjunto de processos que vão da detecção à interpretação das informações sonoras. Governadas pelos centros auditivos do tronco cerebral e do cérebro, são elas que nos permitem uma comunicação eficiente para que consigamos prestar atenção, discriminar, organizar, associar, integrar e armazenar o que ouvimos, para então compreendermos o significado das mensagens corretamente. 

Qual o papel das habilidades auditivas em nossa comunicação?

São as habilidades auditivas que nos permitem:

  • Concentrar em um determinado estímulo sonoro, ignorando o ruído de fundo, como em um espaço de trabalho coletivo ou na sala de aula
  • Saber a direção de um som, como quando ouvimos uma buzina ao atravessar a rua
  • Perceber a diferença entre os sons falados em palavras semelhantes, como “tia” e “dia”
  • Conseguir, a partir de uma informação incompleta, completar subjetivamente a mensagem, como quando ouvimos apenas parte da palavra e, assim mesmo, compreendemos o que foi dito
  • Compreender frases com duplo sentido
  • Seguir uma sequência, organizar e recordar aquilo que ouvimos
  • Aprender um novo idioma
  • Perceber a intenção comunicativa pelo tom da voz, como quando em uma conversa telefônica, perguntamos a alguém se está tudo bem, e pela entonação da voz de nosso interlocutor, sabemos se está mesmo tudo bem, ou não.

Como promover experiências auditivas de qualidade para as crianças?

Aposte no brincar, pois é por meio da brincadeira que as crianças desenvolvem habilidades de interação no meio social, emocional, cognitivo e intelectual. É onde elas fazem descobertas, escolhas e exercem a autonomia com relação a suas próprias ferramentas de conexão com o que as cerca. 

O brincar representa para a criança uma linguagem própria de conexão com o mundo e é o momento ideal para dar a elas diversos estímulos sonoros que contribuirão com o desenvolvimento de sua audição e linguagem. 

Aproveite a curiosidade da criança para mostrar os diferentes sons produzidos pelos animais, meios de transporte, por diferentes objetos e pelo próprio corpo ao bater palmas ou os pés, por exemplo. Você também pode incluir a música nesse processo, pois a música oferece estímulos à área auditiva, visual e motora. Nesse post, demos dicas sobre brincadeiras auditivas para fazer com as crianças. 


Copyright © 2021. Todos os direitos reservados