As férias escolares chegaram, hora de descansar para aprender melhor

O mês de julho chegou e com ele as férias escolares de meio de ano. Poder dormir até mais tarde, passar mais tempo com a família, fazer passeios e muitas brincadeiras. Sempre muito aguardada pelas crianças, as férias trazem a possibilidade de mais tempo livre e mudança na rotina. Essa pausa é essencial para que os pequenos possam assimilar todo o conteúdo aprendido no semestre e para que possam viver novas experiências.

 

Com o dia a dia agitado das famílias, nem sempre há tempo suficiente para pensar em uma brincadeira nova e divertida, ou criar situações diferentes para a convivência familiar, por isso as férias além de serem um ótimo momento para fortalecer a relação com os filhos, são uma boa oportunidade para criar muitas memórias afetivas, que acompanharão os acompanharão por toda a vida. 

 

O descanso escolar já foi tema de pesquisa da Academia Norte-Americana de Pediatria, que durante cinco anos acompanhou a rotina de alunos de diversas escolas americanas e os resultados do estudo mostraram que uma pausa nos estudos contribui para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo das crianças, além de deixa-las mais dispostas para o aprendizado na volta às aulas. Isso porque o intervalo é capaz de melhorar a concentração além de ajudar na sedimentação de todo o conteúdo aprendido.

 

Ou seja, férias também é tempo de aprender. Mas será que é possível potencializar esse período para que as crianças voltem ainda mais preparadas para a escola sem abrir mão das brincadeiras e do convívio mais próximo com a família?

 

A resposta é sim e o Afinando o Cérebro tem tudo a ver com isso. Continue nos acompanhando por aqui, pois durante todo o mês de julho traremos dicas de como tornar as férias dos seus filhos em momentos de descanso, diversão e muito aprendizado.

 

Agora, descubra as dicas que selecionamos para toda a família se divertir nas férias escolares:

 

Escolha um filme para ver em família

Já pensou em apresentar aos seus filhos aquele filme que marcou a sua infância ou adolescência? Lembre-se de preparar a pipoca.

Leve os filhos para a cozinha
Que tal preparar um bolo junto com as crianças? Além de favorecer o desenvolvimento infantil auxiliando no aprendizado, promove a expansão do vocabulário para os pequenos e estimula a autonomia dos filhos maiores.

Criem um brinquedo juntos
Toda criança adora estar rodeada de brinquedos. Agora, imagine criar o próprio brinquedo durante as férias? Hora de dar asas à imaginação e colocar a criatividade para funcionar. Vale usar materiais recicláveis, sobras de tecido, botões e o que mais estiver disponível.

Faça um acampamento em casa
Na sala, com cobertores e travesseiros ou no quintal com uma barraca improvisada, esse é o tipo de brincadeira que as crianças amam. 

Monte uma peça de teatro 
Escolham juntos uma história para interpretar, pensem no cenário, nas fantasias, nos cenários e deixe as crianças darem asas à imaginação.

Cantem juntos  
Já pensou em fazer um karaokê em casa? Selecionem as músicas preferidas pela família e soltem a voz!

Transforme a sala de casa em uma pista de dança

Dançar é uma delícia, faz bem para o corpo e enche o ambiente de alegria. Arraste os móveis para o lado, escolham músicas animadas e se divirtam.


Organize um piquenique
As crianças podem ajudar a montar o cardápio, escolher uma toalha para esticar no chão e ajudar a montar a mesa do piquenique. Uma ótima oportunidade para apresentar novos alimentos para o seu filho de um jeito lúdico e divertido.

Novas brincadeiras
Que tal passar uma tarde inteira conhecendo novas brincadeiras? Vale apresentar aos seus filhos as brincadeiras que fizeram parte da sua infância e pedir para que eles também apresentem as suas brincadeiras preferidas.

Plante
Monte uma horta com as crianças. Você poderá apresentar o aroma das ervas selecionadas, seus nomes e que pratos podem ser feitos com elas. 

Vejam fotos
Valem as fotos de quando seus filhos eram bebês, do seu casamento, ou das festas de final do ano.

Faça uma festa do pijama
Todos na casa vestidos com seu pijama. Hora de ouvir mais música, escolher os pijamas que mais gosta, preparar a cama nas cabanas e o jantar.

Viu como é simples criar momentos divertidos para as férias das crianças? Agora, nós queremos saber como são as férias aí na sua casa. Conte para a gente nos Comentários.

Copyright © 2021. Todos os direitos reservados