Treinamento auditivo com Afinando o Cérebro

No Brasil, mais de 10 milhões de pessoas têm algum problema relacionado a surdez, ou seja, 5% da população é surda de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). Em muitos casos, o uso de próteses auditivas pode ser uma solução permitindo que as pessoas recuperem a capacidade de ouvir. Mas, não basta colocar próteses auditivas.

Embora o reconhecimento da fala se torne possível, a amplificação fornecida pelo aparelho auditivo nem sempre mantém a qualidade da chegada dos sons, seja no silêncio ou no ruído. A prótese auditiva resolver a perda da sensibilidade, mas não os problemas relativos à detecção e discriminação de fala na presença de ruído. O uso de próteses auditivas precisa incluir algum tipo de treinamento auditivo, seja formal ou informal, para que a pessoa aprender a lidar com o novo som amplificado e ao novo padrão de processamento auditivo.

O treinamento promove a melhora das habilidades auditivas, principalmente em ambientes ruidosos. Diversos estudos comprovaram que o funcionamento das vias auditivas do sistema nervoso central pode ser aprimorado, com base na plasticidade auditiva que desempenha um importante papel neste processo.

Ter uma audição adequada com prótese auditiva pode ser possível, mas é necessário dedicação e suporte de profissionais capacitados para um treinamento auditivo individualizado, que contemple diversos aspectos da audição que vão além da amplificação do som, permitindo que além de ouvir seja possível compreender.

Assim, o grande objetivo do treinamento auditivo é otimizar os benefícios das próteses auditivas, permitindo que as pessoas se acostumem ao novo mundo sonoro.

O que muda depois do aparelho auditivo

Ao iniciar o uso de uma prótese auditiva, é natural que sons que não eram mais ouvidos podem parecer altos demais, distorcidos ou abafados. O processamento auditivo precisa ser estimulado para que as informações sonoras que chegam às orelhas possam ser compreendidas.

Estimulando as habilidades auditivas

As habilidades auditivas são responsáveis por um conjunto de processos que vão da detecção à interpretação das informações sonoras. Governadas pelos centros auditivos do tronco cerebral e do cérebro, são elas que nos permitem uma comunicação eficiente para que consigamos prestar atenção, discriminar, organizar, associar, integrar e armazenar o que ouvimos, para então compreendermos o significado das mensagens corretamente. 

São as habilidades auditivas que nos permitem:

  • Concentrar em um determinado estímulo sonoro, ignorando o ruído de fundo, como em um espaço de trabalho coletivo ou na sala de aula
  • Saber a direção de um som, como quando ouvimos uma buzina ao atravessar a rua
  • Perceber a diferença entre os sons falados em palavras semelhantes, como “tia” e “dia”
  • Conseguir, a partir de uma informação incompleta, completar subjetivamente a mensagem, como quando ouvimos apenas parte da palavra e, assim mesmo, compreendemos o que foi dito
  • Compreender frases com duplo sentido
  • Seguir uma sequência, organizar e recordar aquilo que ouvimos
  • Aprender um novo idioma
  • Perceber a intenção comunicativa pelo tom da voz, como quando em uma conversa telefônica, perguntamos a alguém se está tudo bem, e pela entonação da voz de nosso interlocutor, sabemos se está mesmo tudo bem, ou não

Treinamento auditivo com o Afinando o Cérebro

O treinamento auditivo pode ser uma ótima opção para melhorar as habilidades auditivas e proporcionar maior capacidade de discriminação e compreensão da fala, com base na capacidade que o cérebro tem de se modificar mediante estimulação adequada.

No Afinando o Cérebro, diversas estratégias e jogos podem ser utilizados para reabilitação auditiva, promovendo as habilidades auditivas. São mais de 150 jogos, com atividades diversificadas capazes de melhorar todas as habilidades auditivas de forma lúdica, desafiadora e divertida direcionadas a crianças, adultos e idosos.

Qualquer pessoa que faz uso de aparelho auditivo pode ouvir melhor. Conte com o Afinando o Cérebro nessa missão. Faça um cadastro gratuito e comece o se treinamento auditivo agora mesmo.

Copyright © 2021. Todos os direitos reservados