Você sabe se comunicar com seus funcionários?

Não é segredo que a boa comunicação é umas das chaves que abrem portas para o sucesso nos negócios e na trajetória profissional de qualquer profissional, independentemente da área em que atue. Já falamos aqui como alavancar a carreira desenvolvendo habilidades relacionadas à comunicação.

Quando pensamos em comunicação nos negócios, a primeira coisa que vem à mente é investir no público externo, como clientes e potenciais consumidores.

Mas, temos uma pergunta: como anda a comunicação com o seu time?

O público interno das empresas nem sempre é lembrado, o que é um erro. Afinal, são as pessoas envolvidas no seu negócio que fazem com que ele funcione e alcance os resultados desejados.

Quer saber como resolver esta questão?

Invista na comunicação interna da sua empresa. Assim, além de proporcionar um ambiente amigável, os profissionais trabalharão de forma mais engajada. A comunicação interna tem como objetivo transmitir e compartilhar informações que sejam relevantes e estratégicas para o ambiente corporativo.

Esse compartilhamento permite que seu time esteja alinhado aos propósitos da empresa, além de favorecer a transparência nas relações, melhorando o clima organizacional. Na comunicação interna os profissionais são estimulados a desenvolver relacionamentos interpessoais, diminuindo distâncias entre os departamentos e aumentando o entrosamento. Diante de um ambiente favorável, a produtividade tende a crescer pois cada funcionário passa a entender qual seu papel no trabalho e impacto de suas atividades sobre os demais.

A transparência promovida pela comunicação interna traz diversos benefícios como diminuição da taxa de rotatividade, melhor integração de novos funcionários, minimiza a possibilidade de ruídos no trânsito das informações, além de reduzir efeitos negativos diante de uma crise, afinal com um time mais engajado e consciente de seu papel fica mais fácil lidar com momentos difíceis.

Mas como tornar a comunicação interna mais transparente?

Compreenda como seu time funciona
Busque entender as características dos seus funcionários com base em suas experiências profissionais anteriores, tipos de personalidade e valores. Assim, será mais simples investir em ações que promovam maior engajamento.

Incentive a escuta e uma comunicação clara
A informação precisa ser simples e direta, quanto mais clara maiores as chances de serem compreendidas e de seu time seguir na mesma direção e de forma entrosada. Promova rodas de conversa entre as equipes, mostre-se aberto ao diálogo e estabeleça a escuta ativa. Nesse post discutimos a importância da escuta no mundo dos negócios.

Seja transparente
Como dissemos anteriormente, quanto mais as informações partirem de dentro da empresa, menores serão as chances de ruídos na comunicação. Utilize canais que sejam acessíveis a todos os funcionários como e-mails, redes sociais internas e reuniões para alinhamento de estratégias e objetivos.

Favoreça o contato entre os departamentos
Invista em processos simples para estimular a comunicação entre os diferentes setores da sua empresa. Ao abrir este espaço as informações tendem a fluir de modo mais assertivo.

Ouça o seu time
Já falamos aqui da importância da escuta ativa e este é um dos pontos essenciais para implementar uma comunicação eficiente na sua empresa. Ouça com atenção e sem julgamentos, demonstre interesse genuíno pelo que seu time tem a dizer, faça perguntas e seja empático. Ao mesmo tempo, estimule a escuta ativa também entre os grupos internos.

Viu como estratégias simples podem mudar a forma como o seu time se comunica? Comece agora mesmo e descubra os benefícios da comunicação interna para o sucesso da sua empresa.

 

 

Copyright © 2021. Todos os direitos reservados