top of page
Buscar
  • Foto do escritorAfinando o Cérebro

5 maneiras de fazer seu filho ter mais atenção

Atualizado: 27 de jan. de 2023

Você provavelmente já precisou chamar a atenção do seu filho para que ele focasse no que estava fazendo, certo? Em alguma atividade da casa, nos estudos, ou até mesmo durante as refeições. As situações são inúmeras e muitas vezes são motivos de preocupação entre os pais.

Os diversos estímulos a que crianças e adolescentes estão expostos constantemente podem contribuir para que tenham mais dificuldade em manter o foco por um período razoável de tempo, e podem refletir negativamente na execução de tarefas simples e até mesmo no desempenho escolar.


Mas como os pais podem ajudar?

Sozinhas as crianças não conseguem desenvolver a capacidade de foco para prestar mais atenção, e é nesse momento que pais e cuidadores devem agir. Para dar uma mãozinha, separamos 5 dicas para ajudar seu filho a ter mais foco.


1. Fazer uma coisa de cada vez

As crianças estão nascendo cada vez mais conectadas e cercadas por diferentes estímulos, o que pode gerar a falsa impressão de que é fácil e produtivo fazer mais de uma coisa por vez, como terminar a lição de casa enquanto assiste a um desenho na televisão. É preciso mostrar a importância de realizar uma atividade por vez, pois quando a criança realiza diversas atividades simultaneamente o cérebro tende a se acostumar com o excesso de estímulos. Assim, quando ela precisa se concentrar em algo específico, simplesmente não consegue. Na hora das tarefas escolares, por exemplo, é importante evitar manter a televisão ligada. Se estiver assistindo o desenho favorito, então não é o melhor momento para mexer no celular. Começou a ler um livro, então é hora de desligar a música. Desse modo, ensinamos as crianças a focar naquilo que interessa no momento.


2. Organizar o tempo

Crianças precisam de rotina e previsibilidade para se sentirem seguras e consequentemente, conseguirem se concentrar melhor no que estão fazendo. Sente-se com o seu filho e crie um quadro de rotina, com horários definidos para brincar, jogar, estudar, assistir televisão entre outros. Assim, ele terá mais facilidade para manter o foco no que importa.


3. Envolver as crianças em atividades da casa


O ambiente familiar é o mais propício para ajudar uma criança a desenvolver a habilidade de foco. Convide seu filho para ajudar no preparo de uma refeição, dê uma lista de ingredientes necessários para fazer aquela receita que todos da casa amam e mostre a importância de não esquecer nada para que o prato fique delicioso.



4. Exercitar o foco

Sim, é possível treinar o foco! Como qualquer habilidade, é possível aprimorar e aprender a fazer do modo correto. E não é preciso esperar o momento das tarefas, seu filho pode exercitar o foco em diferentes atividades, até mesmo na hora de assistir televisão. Que tal combinar com ele que ao final do desenho vocês conversarão sobre o que aconteceu com os personagens? Você pode pedir para que ele reconte a história e faça um desenho sobre o que acabou de assistir.


5. Ser um exemplo

De nada adianta exigir que seu filho tenha foco e faça uma coisa de cada vez, se no dia a dia você não pratica o mesmo. As crianças observam tudo que acontece ao redor. Portanto, se você estiver conversando com seu filho, guarde o celular. Na hora das refeições desligue a televisão e curta o momento com as crianças. A partir do exemplo dos pais será muito mais fácil para elas fazerem o mesmo.


Pode até ser desafiador em um primeiro momento, mas vale a pena seguir esse caminho ao lado dos filhos. Eles certamente terão mais facilidade para focar e desenvolver suas tarefas da melhor forma.





9.104 visualizações

Comments


bottom of page