top of page
Buscar
  • ProBrain ProBrain

Desafios e parcerias na volta às aulas das crianças


garoto, segurando o material escolar, fazendo um joinha, voltando as aulas

O retorno às aulas é um momento de muitas novidades para as crianças, marcado por uma mistura de entusiasmo, ansiedade e expectativas que começam, muitas vezes, com a escolha do material escolar. No entanto, é importante reconhecer que a volta às aulas também apresenta desafios significativos para os pequenos. A transição das férias para a rotina escolar pode ser especialmente desafiadora, pois implica em ajustes na disciplina e horários, interação com novos amigos, adaptação a diferentes métodos de ensino e novas demandas. Algumas crianças podem manifestar ansiedade, timidez ou resistência à escola, enquanto outras podem apresentar dificuldades de concentração ou de interação social. Identificar esses sinais precocemente possibilita a implementação de estratégias adequadas, promovendo um ambiente escolar mais acolhedor e favorável ao desenvolvimento integral. 


Em muitas escolas, antes mesmo das aulas começarem, o primeiro compromisso do ano é a reunião de pais, para apresentar a equipe de profissionais e o programa escolar. A comunicação aberta entre pais e professores é o alicerce para um ambiente educacional saudável, por isso é essencial que pais e educadores compartilhem informações sobre o desenvolvimento das crianças durante o período de férias. Isso inclui questões escolares em si e observações sobre o comportamento, a interação social e eventuais desafios enfrentados pelos alunos. Essa troca de informações permite que todos os envolvidos estejam cientes de possíveis obstáculos e trabalhem em conjunto para superá-los.


A presença ativa dos pais na vida escolar dos filhos e a colaboração com os professores torna-se ainda mais eficaz quando estendida a outros profissionais capazes de oferecer apoio neste período, como os fonoaudiólogos.. Muitas crianças enfrentam desafios relacionados à linguagem, fala e audição, e é aí que os fonoaudiólogos desempenham um importante papel, pois a detecção precoce de dificuldades nessas áreas é fundamental para uma abordagem assertiva e eficaz.


Fonoaudiólogos são especialistas no desenvolvimento da comunicação oral e escrita, e na  audição, sua  a atuação pode beneficiar  crianças com dificuldades evidentes e aquelas que podem enfrentar questões mais sutis. Por meio de avaliações específicas, os fonoaudiólogos podem identificar essas questões oferecendo o suporte adequado para as necessidades individuais de cada criança. 


A promoção da linguagem e comunicação eficazes beneficia o desempenho escolar e também o desenvolvimento social e emocional das crianças. Afinal, crianças que se sentem compreendidas e apoiadas em suas dificuldades são mais propensas a desenvolver uma autoestima saudável e a se envolver ativamente no processo de aprendizagem. Além disso, a colaboração entre pais, professores e fonoaudiólogos cria um ciclo de comunicação contínua, onde feedbacks construtivos são compartilhados e estratégias são ajustadas conforme as necessidades de cada criança, resultando em um ambiente escolar mais inclusivo e adaptável. 


Portanto, se você é pai, mãe, profissional da saúde ou professor, aproveite os primeiros dias de aula para observar e compreender como as crianças estão lidando com os novos desafios. Aproveite também para fortalecer laços e influenciar positivamente o processo de aprendizagem, proporcionando um suporte necessário aos alunos, que vai além das fronteiras da sala de aula, garantindo que cada criança alcance seu pleno potencial.



30 visualizações
bottom of page