top of page
Buscar
  • Foto do escritorAfinando o Cérebro

Habilidade de integração binaural, já ouviu falar?

Você sabia que quando estamos diante de uma informação sonora e, ao mesmo tempo, temos outra para prestar atenção, dependemos de uma habilidade auditiva específica que compõe o processamento auditivo central para dar conta dessa tarefa?


Isso mesmo, o desafio de lidar com duas informações distintas, cada uma apresentada em uma orelha, depende da integração binaural, habilidade do ouvinte em processar informações diferentes apresentadas simultaneamente às duas orelhas. Isso acontece em diversas situações do nosso dia a dia, como quando estamos em um restaurante prestando atenção ao que o garçom explica sobre o cardápio e outra pessoa da mesa fala ao mesmo tempo sobre o prato que gostaria que você pedisse para ela, por exemplo.


As funções auditivas que dependem da integração binaural incluem a localização e a lateralização dos estímulos auditivos, além da detecção de sinais na presença do ruído. Dessas funções, a localização dos estímulos auditivos e a detecção dos sinais na presença do ruído são particularmente importantes em situações auditivas do dia a dia. Ou seja, é por meio dessa habilidade que somos capazes de localizar a origem do som, discernir sua direção, detectar nuances na qualidade sonora e entender a fala em ambientes ruidosos. Da escola ao mundo do trabalho, a integração binaural é essencial para o processamento adequado das informações sonoras que nos cercam.


Quando a habilidade de integração binaural está alterada, várias dificuldades podem surgir no dia a dia. Algumas pessoas podem experimentar problemas para localizar a fonte do som. Além disso, a compreensão da fala em ambientes barulhentos pode se tornar mais desafiadora, pois a capacidade de separar o sinal da fala de outros ruídos é comprometida. Outros sinais incluem dificuldade de concentração e fadiga auditiva.


Diante de um mundo com tantos ruídos, a boa notícia é que é possível aprimorar a habilidade de integração binaural por meio de treinamento auditivo. No Afinando o Cérebro, você encontrará mais de 190 atividades para melhorar suas habilidades auditivas. Para a habilidade de integração binaural, destacamos o jogo Jovens Bruxos, uma simpática atividade que te levará à Escola de Feitiços e Feiticeiros e que vai aumentar sua capacidade de manter-se atento a mais de um estímulo ao mesmo tempo, a manter uma informação enquanto analisa outras, a perceber e comparar os sons das palavras e compreender melhor nas situações em que há muito barulho no ambiente.



E se você ainda não conhece o Afinando o Cérebro, descubra agora mesmo. Clique aqui, faça um cadastro gratuito e comece a usar.


Já é usuário da plataformas? Acesse, e desafie-se explorando as mais de 190 atividades!

1.632 visualizações

Comentários


bottom of page