top of page
Buscar
  • Foto do escritorAfinando o Cérebro

Você termina o dia com sensação de cansaço mental?

Se você termina o dia com uma sensação de esgotamento mental e fadiga, talvez seja um bom momento para checar se o seu processamento auditivo central está em dia. Muitas vezes, não nos damos conta de como o ambiente sonoro ao redor pode afetar nosso bem-estar e desempenho. Os desafios do dia a dia de trabalho, como ruídos do ar-condicionado, conversas telefônicas constantes ou até mesmo um ambiente de coworking movimentado, podem exercer um impacto significativo em nossas habilidades auditivas e, consequentemente, em nosso nível de cansaço.


Saiba mais sobre as habilidades auditivas aqui.


O processamento auditivo central é formado por um grupo de habilidades auditivas, que nos permitem ouvir, entender e interpretar os sons que nos cercam. Essas habilidades são essenciais para uma comunicação eficaz, para o aprendizado e a interação social. Quando nosso processamento auditivo central está em dia, somos capazes de filtrar os sons irrelevantes, focar naquilo que é importante e realizar as tarefas do dia a dia com mais facilidade. No entanto, quando há alguma alteração podemos experimentar sensações de fadiga auditiva e cansaço mental.


Um dos desafios comuns que enfrentamos no ambiente de trabalho é o ruído constante do ar-condicionado. Embora possamos nos acostumar gradualmente a esse som, nosso processamento auditivo central ainda precisa trabalhar para filtrar o ruído e nos permitir concentrar nas tarefas. Esse esforço adicional pode ser desgastante, deixando-nos cansados ao final do dia.


Além disso, as conversas telefônicas são uma parte comum do ambiente de trabalho. Ouvir e compreender informações importantes durante uma ligação requer eficiência do seu processamento auditivo central. No entanto, em um ambiente com várias pessoas, cada uma falando ao telefone, a tarefa se torna ainda mais desafiadora. Nosso cérebro precisa separar e interpretar cada uma dessas vozes simultaneamente, o que pode sobrecarregar nosso sistema auditivo e nos deixar exaustos.


O crescimento dos espaços de coworking também trouxe consigo novos desafios para nosso processamento auditivo central. Esses ambientes geralmente são movimentados e ruidosos, com pessoas trabalhando, conversando e se movendo de um lado para o outro. Para aqueles com um processamento auditivo central sem alterações, esses ruídos podem ser facilmente filtrados. No entanto, se o processamento auditivo central estiver de alguma forma comprometido, a constante exposição a esse ambiente também pode levar à fadiga auditiva.


Portanto, uma possível alteração no processamento auditivo central pode afetar seu nível de cansaço ao final do dia. Os desafios diários podem sobrecarregar nosso sistema auditivo e consumir uma quantidade significativa de energia mental. Existem algumas estratégias que podem ajudar a minimizar a fadiga auditiva e o cansaço ao final do dia, como utilizar fones de ouvido com cancelamento de ruído, criar um ambiente de trabalho tranquilo e equilibrado, fazer pausas regulares para descanso auditivo, além de consultar um fonoaudiólogo especialista para avaliar como anda o seu processamento auditivo central.


Clique aqui para conhecer outros sinais de alteração no processamento auditivo central.


O processamento auditivo central desempenha um papel fundamental em nossa capacidade de lidar com os desafios sonoros do dia a dia e podem influenciar nosso rendimento. Por isso, merece cuidado e atenção. E aí, já parou para pensar como anda o seu?


7.742 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page