Imagine a seguinte situação: sua empresa seleciona profissionais tecnicamente capacitados, tem departamentos bem organizados e um excelente plano de negócios. Mas, ainda assim não alcança os resultados desejados. Diante de uma situação como essa, você já pensou em avaliar a comunicação de sua equipe?
Um profissional que tem a comunicação ágil, se expressa melhor, gera menos ruídos entre seus pares e clientes e assim, obtém melhores resultados. A comunicação é tão importante que em um levantamento global do Linkedin, realizado em 2020, foi apontada como a soft skill mais valorizada pelos empregadores, independentemente da área de atuação.
Soft skills são habilidades comportamentais e estão relacionadas ao modo como os profissionais lidam com o outro e consigo mesmo em diferentes situações. Outra pesquisa, desta vez liderada pelo site de recrutamento CareerBuilder, mostrou que 77% das empresas acreditam que as habilidades sociais são tão importantes quanto as técnicas no dia a dia de trabalho.
Ainda que o senso comum pregue a ideia de que a capacidade de se comunicar é um dom e naturalmente algumas pessoas seriam melhores ou mais capazes do que outras, cada vez mais as empresas investem no desenvolvimento da comunicação de seus funcionários.
O aumento de equipes trabalhando em home office, em uma atuação cada vez mais conectada, exige que as pessoas se comuniquem, seja oralmente ou por escrito. Uma comunicação eficiente e ágil é capaz de promover o entendimento de informações, a convivência entre as equipes e a visibilidade da sua empresa, além de diminuir erros em processos.
Mas como desenvolver a comunicação ágil na minha equipe?
Aposte no desenvolvimento das habilidades de comunicação, para que além de se comunicar melhor seus funcionários tenham capacidade de atuar na resolução de problemas e lidar com pessoas.
No contexto do dia a dia das empresas, é imprescindível que os líderes saibam delegar tarefas de forma clara e compreensível, ao mesmo tempo em que as equipes devem apresentar suas demandas com clareza. Se a mensagem não for clara, pode haver problemas no entendimento e, consequentemente, nos processos e entregas.
A comunicação ágil depende de uma boa expressão, mas principalmente de escuta ativa e a boa notícia é que, como qualquer habilidade, pode ser desenvolvida e treinada.
Invista nas soft skills e no potencial de sua equipe e conquiste um time imbatível, capaz de lidar com os clientes de maneira assertiva, conduzir processos de forma criativa, minimizando desentendimentos e produzindo resultados cada vez melhores.