top of page
Buscar
  • ProBrain ProBrain

A revolução no treinamento cerebral: como a realidade virtual está moldando o futuro

Nos últimos anos, a realidade virtual (RV ou VR virtual reality) emergiu como uma ferramenta inovadora no campo do treinamento cerebral, abrindo novas possibilidades para aprimorar funções cognitivas e promover reabilitação neurológica.


Criada inicialmente para o campo dos videogames, a realidade virtual (RV) vem ampliando sua presença em diversos setores, possibilitando uma imersão sensorial em variados contextos para atender a diferentes propósitos. Uma das áreas que tem se beneficiado significativamente é a da saúde. Por meio de ambientes gerados por sistemas computacionais, a realidade virtual é capaz de iludir os sentidos, proporcionando efeitos visuais, sonoros e até táteis que resultam em uma imersão completa em um mundo simulado, transportando o usuário para uma experiência digital envolvente.


Estudos recentes têm demonstrado os benefícios significativos da realidade virtual no treinamento cerebral. Pesquisas conduzidas por neurocientistas e especialistas em tecnologia cognitiva mostram como a imersão virtual pode estimular áreas específicas do cérebro, resultando em melhorias mensuráveis nas funções cognitivas. A capacidade da realidade virtual de criar ambientes simulados e ao mesmo tempo desafiadores e de fornecer estímulos cognitivos podem resultar na melhoria da atenção, concentração e memória. Além disso, a imersão virtual é capaz de promover o desenvolvimento de novas conexões neurais, contribuindo para a plasticidade cerebral, fundamental para a aprendizagem e adaptação contínua do nosso cérebro.


Diante de tantas possibilidades e benefícios, a ProBrain, que investe em soluções neurotecnológicas, vem investindo na pesquisa de jogos que utilizem a realidade virtual e criou, por meio da plataforma Afinando o Cérebro, o jogo Supermercado VR, que exemplifica a aplicação prática dessas pesquisas no desenvolvimento de programas de treinamento cerebral. Ao simular um ambiente de supermercado espacial, o jogo desafia os usuários em tarefas cognitivas complexas, como tomada de decisões, memória de curto prazo e coordenação motora.


À medida que continuamos a explorar os limites da realidade virtual no treinamento cerebral, é evidente que esta tecnologia está moldando o futuro da saúde cognitiva. Assim, o jogo Supermercado VR pode ser visto como uma peça desse quebra-cabeça revolucionário, impulsionado por pesquisas sólidas que fundamentam a eficácia da realidade virtual no aprimoramento das funções cerebrais. À medida que novas descobertas surgem, podemos antecipar um futuro no qual a realidade virtual se tornará uma ferramenta indispensável na promoção da saúde cerebral e na otimização do desempenho cognitivo.


E quer saber mais?


O jogo VR Supermercado está disponível e você já pode experimentar. Por se tratar de um jogo VR, ele não aparece em nossa plataforma Afinando o Cérebro, é necessário adquirir o jogo diretamente na loja de jogos VR:




Nunca tive um jogo VR, o que devo fazer?


Simples. Basta seguir os dois passos abaixo para embarcar na realidade virtual.


1º Passo

Os jogos VR utilizam óculos de realidade virtual; portanto, você precisará adquirir um desses óculos. Há diversos modelos (como o da foto abaixo) e sites onde você pode comprá-los, com preços que variam de acordo com a marca e qualidade. Dessa forma, você poderá encontrar um que se encaixe em seu orçamento.


O jogo Supermercado foi desenvolvido considerando o modelo Quest 2; assim, o jogo funcionará nesse modelo e em modelos superiores. Não podemos garantir a qualidade do jogo em modelos inferiores.


2º Passo

Com os óculos adquiridos, o processo é muito semelhante ao de baixar um aplicativo no celular. Coloque os óculos, entre na loja da Meta, onde você encontrará diversos jogos. Escolha o jogo desejado e baixe-o para os seus óculos. Após o jogo ser baixado e, se necessário, pago, abra o aplicativo no jogo e comece a experiência. Sempre que colocar os óculos, você verá uma lista dos aplicativos adquiridos e/ou baixados; então, semelhante ao celular, escolha o desejado e acesse!


165 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page