top of page
Buscar
  • ProBrain ProBrain

Conheça os benefícios do treinamento auditivo em idosos


uma senhora idosa utilizando fones e fazendo um treinamento auditivo

Você conhece algum idoso que apresenta dificuldade para compreender em ambientes com muito ruído? Se a resposta foi sim, continue por aqui e descubra como ajudar.


Com o envelhecimento, pode ocorrer uma perda gradual da audição e alterações nas habilidades auditivas que compõem o processamento auditivo central, gerando dificuldades na comunicação e até mesmo isolamento social. Descubra aqui, o impacto da perda auditiva no envelhecimento. Mas, por que se preocupar com isso?Em 2022, conforme indicado pelos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), a parcela da população brasileira com 65 anos ou mais era equivalente a 10,5% do total. O estudo revela que, ao longo de uma década, essa porcentagem aumentou, uma vez que em 2012 ela era de 7,7%. O acréscimo na proporção de idosos reflete os avanços na expectativa de vida e a redução na taxa de natalidade, fenômenos intrínsecos ao processo de envelhecimento populacional que o Brasil vem experimentando nas últimas décadas.


Ou seja, como a população idosa será cada vez maior, investir em um envelhecimento saudável é essencial. Para os idosos que enfrentam desafios nas capacidades auditivas, saiba que aprimoramento dessas habilidades pode ser alcançado por meio do treinamento auditivo, capaz de melhorar tanto a compreensão da fala, como também a capacidade de discriminação de sons e a habilidade de identificar a origem de fontes sonoras. Isso proporcionará aos idosos uma comunicação mais eficiente, promovendo a segurança pessoal ao permitir a rápida localização de alertas sonoros, como o som de uma buzina ao atravessar a rua..O treinamento auditivo representa uma alternativa eficiente para aprimorar as habilidades auditivas e potencializar a capacidade de discriminação e compreensão da fala, aproveitando-se da neuroplasticidade, que é a capacidade do cérebro de se adaptar mediante a estimulação adequada.


Nesse tipo de treinamento, as habilidades auditivas são estimuladas por meio de exercícios que envolvem também a atenção e a memória. Dentre essas atividades, destacam-se a discriminação de sons com diferentes frequências e intensidades, a concentração na fala de uma pessoa enquanto ouve uma história na outra orelha e a memorização de sequências sonoras. O treinamento auditivo tem o poder de alterar as estruturas cerebrais, promovendo o aumento e o fortalecimento das redes neurais responsáveis pelo processamento auditivo. O resultado é uma audição mais eficiente, refletindo diretamente na melhoria da compreensão da fala.Por onde começar?


O primeiro passo é buscar ajuda especializada. Por meio de testes específicos, um profissional capacitado será capaz de identificar as habilidades auditivas que necessitam de reforço e poderá indicar um treinamento auditivo adequado. 


Se você conhece ou convive com um idoso, que tal incentivá-lo a realizar atividades capazes de estimular a aprimorar suas habilidades auditivas desde já? Afinal, investir em prevenção é sempre o melhor remédio. 


Nisso, o Afinando o Cérebro pode ajudar! São mais de 200 atividades em uma plataforma online e acessível, desenvolvidas por especialistas para estimular as habilidades auditivas e o que é melhor, com comprovação científica. Além de um treinamento auditivo de qualidade, a diversão estará garantida. 


Para descobrir o Afinando o Cérebro, clique aqui, faça seu cadastro e teste gratuitamente durante 7 dias, depois, você poderá seguir aproveitando com uma assinatura ou nosso plano gratuito



27 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page