Buscar
  • Afinando o Cérebro

Treinamento auditivo: ouça melhor com o Afinando o Cérebro

Para quem convive com algum tipo de deficiência auditiva, colocar um aparelho auditivo ou um implante coclear significa uma nova forma de ouvir e perceber o mundo, mas também pode gerar estranhamento e até mesmo dificuldade em lidar com os novos sons que não eram mais ouvidos ou muitas vezes nem conhecidos e agora podem parecer distorcidos, abafados, altos, agudos ou estridentes demais, em alguns casos há dificuldade de compreensão quando o interlocutor fala mais rápido, ou em ambientes ruidosos, pois as habilidades auditivas necessárias nesses contextos estão prejudicadas.


Isso acontece porque tanto o aparelho auditivo como o implante coclear fazem o papel de amplificadores, permitindo que um som que não era mais detectado, ou que precisava de muita intensidade (volume) para ser compreendido, passe a ser ouvido. Desta forma, resolve-se o problema da quantidade de som que chega ao cérebro, mas e a qualidade?


Para que a experiência com o uso do aparelho auditivo ou implante coclear seja positiva, o treinamento auditivo é capaz de aprimorar as habilidades auditivas e proporcionar maior capacidade de discriminação e compreensão da fala.


O que são as habilidades auditivas


As habilidades auditivas são responsáveis por um conjunto de processos que vão da detecção à interpretação das informações sonoras. Governadas pelos centros auditivos do tronco cerebral e do cérebro, são elas que nos permitem uma comunicação eficiente para que consigamos prestar atenção, discriminar, organizar, associar, integrar e armazenar o que ouvimos, para então compreendermos o significado das mensagens corretamente.


São as habilidades auditivas que nos permitem:


•Concentrar em um determinado estímulo sonoro, ignorando o ruído de fundo, como em um espaço de trabalho coletivo ou na sala de aula

•Saber a direção de um som, como quando ouvimos uma buzina ao atravessar a rua

•Perceber a diferença entre os sons falados em palavras semelhantes, como “tia” e “dia”

•Conseguir, a partir de uma informação incompleta, completar subjetivamente a mensagem, como quando ouvimos apenas parte da palavra e, assim mesmo, compreendemos o que foi dito

•Compreender frases com duplo sentido

•Seguir uma sequência, organizar e recordar aquilo que ouvimos

•Aprender um novo idioma

•Perceber a intenção comunicativa pelo tom da voz, como quando em uma conversa telefônica, perguntamos a alguém se está tudo bem, e pela entonação da voz de nosso interlocutor, sabemos se está mesmo tudo bem, ou não


Treinamento auditivo com o Afinando o Cérebro


O treinamento auditivo é uma ótima opção para melhorar as habilidades auditivas e proporcionar maior capacidade de discriminação e compreensão da fala, com base na neuroplasticidade, ou seja, na capacidade que o cérebro tem de se modificar mediante estimulação adequada.


Neste tipo de treinamento, as habilidades auditivas são estimuladas por meio de exercícios auditivos que também envolvem atenção e memória, como discriminar sons de frequência e intensidades diferentes, prestar atenção na fala de uma pessoa enquanto ouve uma história na outra orelha ou memorizar sons em sequências. A realização desses exercícios é capaz de modificar as estruturas cerebrais, aumentando e fortalecendo as redes neurais responsáveis pelo processamento auditivo, resultando em uma audição mais eficiente e, é claro, melhorando a compreensão da fala.


No Afinando o Cérebro, diversas estratégias e jogos podem ser utilizados no processo de adaptação do aparelho auditivo ou implante coclear, melhorando as habilidades auditivas. São mais de 160 jogos, com atividades diversificadas capazes de aprimorar essas habilidades auditivas de forma lúdica, desafiadora e divertida para crianças, adultos e idosos.


Qualquer pessoa que faz uso de aparelho auditivo ou implante coclear pode ouvir melhor. Conte com o Afinando o Cérebro nessa missão. Faça um cadastro gratuito e comece o seu treinamento auditivo agora mesmo.

185 visualizações0 comentário