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AS SOFT SKILLS VÃO ALAVANCAR A SUA CARREIRA

Já falamos aqui no blog do Afinando o Cérebro que uma boa comunicação é essencial para o sucesso das organizações. Mas, para além do sucesso nos negócios, investir na própria comunicação é o ponto chave para alavancar a carreira.

Um levantamento global do Linkedin, realizado em 2020, apontou a comunicação como a soft skill mais valorizada pelos empregadores, independentemente da área de atuação. Ou seja, mesmo que que você ainda esteja definindo os rumos da sua carreira, mesmo que ainda não tenha definido em que área deseja atuar, uma coisa é certa: quanto antes investir na sua comunicação, mais assertiva será a sua jornada profissional.

O que são as soft skills?

As soft skills são habilidades comportamentais, relacionadas ao modo como os profissionais lidam com o outro e consigo mesmo em diferentes situações. Outra pesquisa, desta vez liderada pelo site de recrutamento CareerBuilder, mostrou que 77% das empresas acreditam que as habilidades sociais são tão importantes quanto as técnicas no dia a dia de trabalho.

Diferentemente das hard skills que estão ligadas às habilidades técnicas, as soft skills estão relacionadas diretamente à comunicação e inteligência emocional. São consideradas habilidades soft skills:

  • Atitude

  • Comunicação

  • Criatividade

  • Empatia

  • Capacidade para resolver conflitos

  • Trabalho em equipe

  • Persuasão

Mas como desenvolver essas habilidades?

Como podemos perceber acima, as soft skills são habilidades comportamentais e socioemocionais. Então, é hora de olhar para si e pensar sobre a própria comunicação. Para te ajudar nesse processo, o Afinando o Cérebro destaca 5 dicas de como desenvolver soft skills que vão alavancar a sua carreira.

Vamos lá?

Seja empático

Você costuma se colocar no lugar de outras pessoas? A empatia é a capacidade de se interessar verdadeiramente pelo outro, procurar conhecer e compreender diferentes pontos de vista. Ao desenvolver a capacidade de colocar-se no lugar do outro, você será capaz de se relacionar melhor, escutar de forma mais ativa, promover diálogos interativos e criar vínculos mais duradouros.

  • Busque observar mais as pessoas

  • Faça perguntas ao seu interlocutor

  • Demonstre interesse genuíno pelas pessoas

  • Escute sem julgamentos

Desenvolva a adaptabilidade

Em mundo que vive em constante mudança, ter a capacidade de se adequar a diversas situações é de extrema importância. Assim, desenvolver a adaptabilidade e estar preparado para lidar com o inesperado tornou-se uma soft skill indispensável. Em vez de resistir às mudanças, é importante aproveitar as oportunidades que elas podem trazer.

  • Esteja sempre disposto a aprender

  • Invista no autoconhecimento

  • Encare as mudanças, como uma oportunidade de aprender algo novo

  • Seja flexível

Comunique-se além da fala

É isso mesmo, a comunicação vai muito além da fala. É preciso aprender a escutar sem fazer pré-julgamentos, que podem levar a uma resistência para aceitar novas ideias e a perda de boas oportunidades.

  • Ouça com atenção e interesse genuíno pelo outro

  • Certifique-se de que sua mensagem foi transmitida

  • Fale de forma clara e objetiva

  • Desenvolva a escuta ativa

Aprenda a trabalhar em equipe

Outra soft skill muito requisitada no ambiente profissional é o trabalho em equipe. Ainda que seja um desafio, estar em equipe gera uma grande oportunidade de reunir conhecimentos, experiências e informações diversas em torno de um objetivo comum.

  • Mantenha-se aberto a novas ideias

  • Tenha comprometimento com seus colegas

  • Respeite pensamentos diferentes dos seus

  • Seja proativo

Invista na sua inteligência emocional

A inteligência emocional é a capacidade de identificar, compreender e gerenciar as próprias emoções de forma positiva, de modo a superar os desafios. A inteligência emocional permite que você lide melhor com o outro e principalmente consigo mesmo, promovendo um melhor relacionamento interpessoal que certamente facilitará o trabalho em equipe.

  • Procure compreender suas próprias emoções

  • Busque equilíbrio emocional

  • Tenha hábitos saudáveis

  • Pense antes de falar

E aí, preparado para dar uma guinada na sua carreira? Esperamos que essas dicas possam ajudar no desenvolvimento das suas soft skills.

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