Buscar
  • Afinando o Cérebro

Como ajudar seu filho a estudar para a semana de provas

O final do semestre chegou. Nas escolas, é hora de começar a finalizar o trabalho da primeira parte do ano, quase sempre marcada pelas avaliações de conteúdo com as temidas provas.


A semana de provas escolares provoca muitas reações nas crianças e em toda a família. Esse período, em geral, é marcado por tensão e mudanças na rotina de estudos das crianças e adolescentes. A pergunta é: será que precisa ser sempre assim?


Quando o hábito de estudar está consolidado, é muito mais simples passar pela semana de provas. Afinal, ao longo de todo o período escolar os conteúdos são vistos e revistos diversas vezes, evitando assim chegar à véspera da avaliação com a sensação de não saber nada ou pouca coisa.


Mesmo assim, sabemos que nem sempre é fácil convencer os filhos a estudarem um pouquinho todos os dias ou até mesmo ajustar a rotina de estudos. Por isso, separamos algumas dicas que, além de contribuir para o sucesso da tão temida semana de provas, vão promover o hábito de estudar em casa e estimular a memória de crianças e adolescentes.


Organize o ambiente de estudos


O primeiro passo para garantir sucesso nas provas é ter um espaço que contribua para a concentração. Assim, é importante organizar o ambiente de estudos de forma que seja livre de distrações e estímulos que possam desconcentrar a criança, como celular, videogame ou televisão.


Descansar é preciso


Ajude seu filho a descobrir quando precisa de uma pausa, pois o autoconhecimento é tão importante quanto desenvolver as habilidades de foco, atenção e memória. Mostrar para a criança que ela pode escolher um momento para descansar por cinco minutos no momento da lição de casa, por exemplo, lhe dará mais autonomia para se concentrar nas tarefas, parando apenas quando for necessário.


Estimule atividades ao ar livre


Estimule a prática de atividades físicas, pois ao “gastar” energia, a criança sente-se revigorada e tem mais facilidade para manter o foco na hora de estudar.


Dormir bem, para acordar bem


Atenção ao sono do seu filho, pois dormir e estar descansado é essencial para a memória. Tenha horários definidos para dormir e acordar.


Determine de quem é a responsabilidade


Desde cedo, é importante que as crianças compreendam suas responsabilidades no processo de aprendizagem. Proponha combinados que deverão ser cumpridos, evite cair na tentação de adiar o início de uma tarefa por qualquer motivo. Demonstre confiança para que seu filho perceba que é capaz de cumprir tarefas, estudar e ainda ter tempo para se dedicar às atividades de lazer.


Um pouquinho por dia


O estudo contínuo simplifica o processo de aprendizagem, amplia a confiança para os momentos de avaliação e ajuda a tornar a escola algo prazeroso. Assim, ajude seu filho a desconstruir o hábito de estudar apenas na semana de provas. Entrar em contato com o que foi visto na sala de aula todos os dias, desde o começo do ano, fará com que a semana de provas seja vista como algo mais simples, parte da rotina escolar. Ou seja, além de fazer os trabalhos e lição de casa solicitados pelos professores é importante revisitar o conteúdo dado em sala de aula diariamente. Você poderá ajudar seu filho, conversando com ele sobre o que aprendeu no dia ou auxiliando-o no desenvolvimento de estratégias, como por exemplo, rever a matéria das aulas que serão dadas no dia seguinte para chegar à escola muito mais preparado.




Acompanhe as tarefas do seu filho


Todo esse processo de aprender a estudar, se preparar para a semana de provas precisa ser construído pouco a pouco e os pais são essenciais nessa construção. Confira os cadernos e livros do seu filho. Existem anotações? Estão legíveis? As atividades dos livros estão completas e corrigidas? Esse acompanhamento é importante para que crianças e adolescentes compreendam a importância do processo de estudar e ter semanas de prova mais tranquilas.


Incentive a produção de resumos


Resumir a matéria aprendida é um ótimo exercício de memorização para as provas, pois além de fixar o conteúdo aprendido permite entender quais são pontos que ainda necessitam de mais leitura e revisão. Ajude seu filho a destacar as informações mais importantes e depois leia junto com ele.


Lembre- se que criar uma rotina de estudos vai facilitar a preparação para a semana de provas. Que tal colocar em prática aí na sua casa?




79 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo