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  • Foto do escritorAfinando o Cérebro

Como anda a sua comunicação?

No blog post da última semana, vimos como a comunicação pode ser um diferencial na construção da carreira. É uma habilidade tão importante, que figurou entre as soft skills mais requisitadas pelas empresas no ano de 2020, segundo o levantamento global do Linkedin. Ou seja, as empresas valorizam cada vez mais um time que consegue se comunicar bem.


Mas como saber se a sua comunicação está no trilho certo?


Nem sempre o feedback sobre a forma como nos comunicamos chega até nós de forma clara e vale lembrar que além da opinião de quem está de fora, é extremamente importante uma autoavaliação. Se conhecer bem, permitirá que você perceba quando sua comunicação é assertiva e qual o momento de ajustar a rota para torná-la uma aliada do seu desenvolvimento profissional.


Imagine-se em uma reunião de trabalho, você apresenta um projeto que exigiu muito de você e seus colegas. O encontro, é a chance de emplacar a ideia do seu grupo, mas ao final da apresentação todo o esforço parece não ter surtido efeito. Nesse momento, surgem muitos questionamentos.


Será que as ideias foram transmitidas de forma clara? As pessoas que participaram da reunião fizeram perguntas ou demonstraram atenção à sua comunicação? Você foi interrompido muitas vezes? Será que durante a apresentação, por esquecimento, você deixou de mencionar detalhes importantes que fariam os seus líderes apoiarem o projeto da sua equipe? Você foi capaz de influenciar os ouvintes com a forma de falar?


Para tantas perguntas, não há uma resposta única. A comunicação depende de muitos fatores, que vão além da fala. É preciso ter ideias claras, um roteiro prévio daquilo que será comunicado, uma linguagem adequada ao seu ouvinte, gestos e expressões faciais e corporais que combinem com o discurso. É necessário também, acionar a escuta ativa. Assim, será possível captar as mensagens verbais e não-verbais que darão pistas sobre a efetividade da sua comunicação.

A escuta ativa merece um lugar especial na avaliação da sua comunicação. Além de ouvir e discriminar os sons que chegam aos nossos ouvidos, precisamos ser capazes de assimilar o conteúdo expresso pelo interlocutor, por meio das mensagens verbais e não-verbais, como dissemos acima. Pode ser o público da reunião na apresentação daquele projeto importante, pode ser o chefe ou seu colega de trabalho, ao ouvir com interesse genuíno e se envolver na conversa, você evita distrações que podem impedir o completo entendimento da sua mensagem.


Ter capacidade técnica, investir na sua formação, ser um excelente profissional com ideias inovadoras e capacidade de propor soluções para o seu negócio ou da sua empresa são, sem dúvida, aspectos muito importantes para trilhar uma carreira de sucesso. Mas, você precisará da comunicação para contar ao mundo sobre todas essas características importantes para você. É nesse momento, que a comunicação entra em jogo, e para torná-la um sucesso você precisará desenvolver e aprimorar outras habilidades como foco, atenção, memória e claro, a escuta ativa, afinal a comunicação vai muito além da fala. E aí, como anda a sua?


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