top of page
Buscar
  • Foto do escritorAfinando o Cérebro

Como melhorar a minha comunicação?

Qualquer pessoa sabe se comunicar, afinal fazemos isso desde o nascimento. Quem tem dúvidas de que um bebê chorando quer comunicar algo? No início, os cuidadores precisam aprender a identificar a manifestação das crianças, mas rapidamente conseguem sinalizar se o filho sente fome, dor ou se está feliz. No entanto, mesmo sendo algo que praticamos desde a infância, a comunicação ainda é um desafio para muitas pessoas.


Ela é tão essencial em nosso dia a dia, que já inspirou muitas pesquisas. Uma delas, desenvolvida pelo site de recrutamento CareerBuilder, analisou uma amostra de 2.138 recrutadores e identificou que 77% deles consideram as soft skills tão importantes quanto habilidades técnicas. Entre as soft skills que as empresas mais buscam em candidatos, a comunicação apareceu com 56%. Já um levantamento global do Linkedin, realizado em 2020, apontou a comunicação como a soft skill mais valorizada pelos empregadores, independentemente da área de atuação. Ou seja, ser um bom comunicador propicia maiores chances de desenvolvimento na carreira.


Para melhorar a sua comunicação, ter boas conversas e transmitir suas ideias com assertividade, tenha atenção a aspectos que muitas vezes vão além da escolha do que dizer, como por exemplo:


  • Observar seus gestos e sua linguagem corporal

  • Eliminar os vícios de linguagem

  • Conhecer o público para o qual você irá falar

  • Ter um roteiro prévio do que precisa dizer

  • Ser breve e específico

  • Investir em histórias, as pessoas gostam de ouvir histórias

  • Praticar a empatia

  • Demonstrar interesse genuíno nas conversas

  • Escutar de verdade


Além de olhar com cuidado para os aspectos que destacamos acima, a sua comunicação depende também de uma série de habilidades que são desenvolvidas ao longo da vida. A boa notícia é que essas habilidades podem ser aprendidas e treinadas, já que o cérebro humano é capaz de ampliar e estabelecer novas conexões entre os neurônios por meio de diversos estímulos e isso acontece todos os dias.


Mas que habilidades são essas? Para ser um bom comunicador também é necessário ter foco, memória, escuta ativa e agilidade mental. São essas habilidades que nos permitem, por exemplo, ter atenção durante uma conversa, memorizar fatos e dados, ter rapidez na hora de compreender ou fazer perguntas, mesmo que essa conversa aconteça em um ambiente ruidoso, como um restaurante ou um coworking.


A segunda boa notícia é que treinar essas habilidades pode ser mais fácil do que você imagina. Aqui no Afinando o Cérebro, você tem a sua disposição mais de 160 atividades, desenvolvidas por especialistas e comprovadas cientificamente, destinadas ao treino de habilidades de escuta e comunicação. Você conseguirá desenvolver eaprimorar as suas habilidades de um jeito prático, divertido e cheio de desafios.


Para você começar a praticar agora mesmo, selecionamos alguns jogos que atuam na estimulação das principais habilidades envolvidas na comunicação.


Treine a sua memória

Emoções

Elementos

Detetive Auditivo

Enigma Auditivo

Organizando

Casa Abandonada




Invista na escuta ativa

Seguindo as notas

Multiáudios

Respostas Paralelas

Menu Gourmet

Monitor Cardíaco



Para ter uma mente ágil

Cores

Contra o Tempo

Bolhas

Túnel

Professor Descolado



Tenha foco

Sons holofônicos

Viking

Alta Velocidade Hard

Gotas

Segunda Nota


Em um mundo tão conectado como o nosso e cheio de possibilidades, investir na melhora da sua comunicação renderá frutos duradouros. Conte com o Afinando o Cérebro nessa missão e vamos juntos!


Se você ainda não conhece o Afinando o Cérebro, faça o seu cadastro aqui e comece a usar gratuitamente. Durante sete dias, você terá acesso a todas as atividades disponíveis na plataforma*.


*Exceto atividades em idiomas estrangeiros.


2.514 visualizações

Comments


bottom of page