top of page
Buscar
  • ProBrain ProBrain

Desenvolvendo habilidades auditivas na era digital


arte de um menino tentando entender o que é ouvido

Vivemos em uma era digital onde a conectividade é onipresente e a informação flui rapidamente por meio de diferentes dispositivos. Podemos nos reunir com pessoas de diversos lugares, temos a oportunidade de participar de cursos e eventos sem sair de casa e saber sobre o que acontece do outro lado do planeta minutos após o evento. Há ainda as atividades presenciais, onde o desafio é lidar com as distrações que estão a menos de um clique de distância.

Mas como lidar com tantas informações ao mesmo tempo?

Em meio a essa sobrecarga de dados visuais e auditivos, não nos damos conta do que precisamos para atender a tantas demandas: mais que a audição, habilidade de detectar os sons, dependemos de nossas habilidades auditivas para processar todos os estímulos que a era digital nos apresenta.

As habilidades auditivas são responsáveis por nossa capacidade de processar informações sonoras, indo desde a detecção até a interpretação dos sons. Governadas pelos centros auditivos do tronco cerebral e do cérebro, essas habilidades possibilitam uma comunicação eficaz ao nos permitirem prestar atenção, discriminar, organizar, associar, integrar e armazenar o que ouvimos.

São as habilidades auditivas que nos capacitam a concentrar-nos em estímulos sonoros específicos, ignorando o ruído ambiente, como em ambientes de trabalho coletivo, reuniões online ou salas de aula virtuais. Além disso, nos ajudam a discernir a direção de um som, como o ruído de uma buzina ao atravessar a rua, e distinguir entre sons semelhantes em palavras como "tia" e "dia". As habilidades auditivas também desempenham um papel fundamental na capacidade de completar subjetivamente mensagens a partir de informações incompletas, compreender frases com duplo sentido e seguir sequências de informações. Além disso, contribuem de forma significativa para que tenhamos foco, atenção e memória para lidar com tudo que a era digital nos apresenta.

Quando estamos em uma reunião online, por exemplo, nosso cérebro é desafiado a filtrar, reconhecer e interpretar informações sonoras vindas de diferentes fontes, além de lidar com ruídos externos, como o barulho da rua. Se para você parece difícil se concentrar em uma reunião online ou lidar com informações de diversos dispositivos, talvez seja um bom momento para saber como andam suas habilidades auditivas.

Quer saber como?

Descubra o Audiofoco, um treinamento inovador aos desafios contemporâneos, que oferece uma experiência abrangente para avaliação e aprimoramento de habilidades auditivas, memória e atenção com auxílio da Inteligência Artificial (IA).

120 visualizações

Comments


bottom of page