Independentemente da área em que você atua, uma coisa é certa: a comunicação pode ser a peça chave para o sucesso da sua empresa. E, se você acredita que basta contratar funcionários que falem bem, saiba que uma boa comunicação vai além da fala.
De acordo com o austríaco Peter Drucker, especialista em gestão de negócios, 60% de todos os problemas das empresas resultam da ineficácia da comunicação. Imagine como ruídos de comunicação associados ao desentendimento de uma informação acontecendo em diversos pontos da cadeia de produção das empresas podem impactar os resultados.
Mas como resolver a questão da comunicação na minha empresa?
Em primeiro lugar, tente identificar as causas da falha de comunicação. Compreenda como a sua equipe funciona, pesquise sobre o tema e invista na escuta ativa.
No post anterior, contamos como a escuta ativa é capaz de mudar para melhor as relações interpessoais. No mundo corporativo, ela é capaz de:
Economizar tempo com erros de trabalho
Aumentar a empatia
Reduzir conflitos
Otimizar o tempo das atividades
Promover a confiança, segurança e engajamento entre as equipes
Mas como desenvolver a escuta ativa no mundo dos negócios?
Mantenha o foco em momentos de diálogo
Esteja atento à comunicação verbal e não verbal de seu interlocutor
Evite julgamentos
Dê o tempo necessário ao seu interlocutor, para que ele conclua a fala
Evite interromper o outro enquanto fala
Escute com interesse
Faça perguntas para demonstrar seu interesse ao interlocutor
Coloque-se no lugar do outro, seja empático
Ofereça feedbacks ao final de uma conversa
Ao apostar na escuta ativa da sua equipe, você será capaz de criar um campo fértil para o desenvolvimento de uma comunicação ágil, eficaz e assertiva que levará seu time e sua empresa aos melhores resultados.
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