top of page
Buscar
  • Foto do escritorAfinando o Cérebro

MEU FILHO TEM TDAH. COMO POSSO AJUDAR?

Será que TDAH tem cura? Como posso ajudar meu filho? E na escola, como vai ser? Essas e outras perguntas podem surgir no momento do diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

É natural que pais e mães tenham muitas dúvidas, afinal precisam tomar decisões para garantir o desenvolvimento de seus filhos. Somente no Brasil, 3% a 5% das crianças em idade escolar são afetadas pelo transtorno, de acordo com dados da Associação Brasileira de Déficit de Atenção.

TDAH é um transtorno neurobiológico que costuma aparecer na infância e, em mais da metade dos casos, acompanha o indivíduo por toda a vida. Resultado de uma disfunção neurológica no córtex pré-frontal: quando o indivíduo tenta se concentrar, a atividade do córtex pré-frontal diminui em vez de aumentar.

Composto por uma tríade de sintomas em que há combinação de hiperatividade, impulsividade e déficit de atenção, o transtorno pode estar associado a dificuldades no processo de aprendizagem, nas relações com outras crianças, pais e professores.

Nos adultos, as questões de desatenção estão relacionadas à organização do trabalho, esquecimentos constantes, inquietação e impulsividade com dificuldade em avaliar seu próprio comportamento e de que forma isso pode afetar outras pessoas ao seu redor. É possível que haja problemas associados, como uso de drogas e álcool, ansiedade e depressão.

Descubra os principais sintomas do TDAH

  • Desatenção em situações cotidianas, sejam relacionadas ao trabalho, escola ou vida pessoal

  • Dificuldade em seguir instruções

  • Distrair-se com facilidade diante de estímulos externos

  • Perder-se no tempo

  • Parece estar a "mil por hora"

  • Dificuldade em priorizar o que é importante

  • Desorganização

  • Dificuldade em esperar a vez do outro, querendo passar na frente


Como é feito o diagnóstico de TDAH?

O diagnóstico do TDAH é médico e leva em consideração a presença de sintomas, intensidade, duração e prejuízos que causam na vida do paciente. Assim, ao perceber a presença de sinais relacionados ao transtorno é importante consultar um especialista.

Em boa parte dos casos, o TDAH é identificado em idade escolar, quando as demandas relacionadas à atenção e à inibição de comportamentos são maiores.

Na sala de aula, as crianças podem manifestar dificuldade nas áreas de leitura, escrita e matemática e apresentar características específicas como:


  • Perder-se ao longo da leitura

  • Esquecer frequentemente o que lê

  • Evitar a leitura e a escrita

  • Distribuir mal o texto no papel

  • Caligrafia e ortografia frequentemente ruim

  • Erros por desatenção

  • Esquecer tarefas

Com o diagnóstico em mãos, o que posso fazer pelo meu filho?

Ao receber a confirmação do TDAH, as famílias tendem a pesquisar informações para ajudar na condução do tratamento. No entanto, existem muitos mitos relacionados ao transtorno. Em outro post, fizemos uma seleção que ajuda a desmistificar o tema. Para ler, clique aqui.

Após a confirmação do diagnóstico é essencial que seu filho seja acompanhado por uma equipe multidisciplinar, envolvendo profissionais médicos, psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais.

Em casa, você também pode ajudar, buscando por atividades que promovam foco e atenção do seu filho, como os jogos disponíveis no Afinando o Cérebro. Somos uma plataforma com mais de 130 atividades que podem ser utilizados na estimulação de habilidades de escuta, memória, linguagem e concentração.

Os jogos do Afinando o Cérebro são indicados para pessoas de todas as idades e auxiliam no tratamento de crianças com queixas escolares. Desenvolvidos por especialistas as atividades são comprovadas cientificamente, oferecendo inúmeros benefícios, atuando diretamente em questões educacionais e comunicativas.

Seu filho poderá treinar as habilidades de foco, memória e atenção de um jeito divertido e você poderá acompanhar o desenvolvimento por meio de métricas que avaliam o progresso da criança na própria plataforma.

Entendemos que o diagnóstico do TDAH pode ser um momento delicado para pais e familiares, mas um acompanhamento completo pode ajudar nesse processo, permitindo que seu filho desenvolva estratégias e habilidades para se desenvolver como qualquer criança da mesma idade. Conte com o Afinando o Cérebro nessa missão. Para conhecer a plataforma, faça um cadastro agora mesmo e comece a usar gratuitamente.

18.679 visualizações

6 Comments


Roselene Ruiz
Roselene Ruiz
May 11, 2023

Gostei ,bastante esclarecedor

Like

sanvalins
May 01, 2023

Tenho 58 anos e sei que é muito tarde para ajuda que não me foi dado antes...mas posso me tratar ...me ajudem por favor...tomo fluoxetina mas não tomo regularmente...esqueço e tbm deixo sem motivo certo e qd retorno me sinto mal com reações...

Like

relviaoliveira14
Apr 03, 2023

Descubri que minha filha tem TDH agora com 20 anos como posso ajudar minha estou muito triste por demora tanto pra ter um diagnóstico passou por tanto sofrimento como ajuda minha filha pois hoje ela tem trastorno de bipolaridade e sofre muito com

Like

ederjllefelipe
Feb 21, 2023

Acredito que vai ajudar muito

Like

ederjllefelipe
Feb 21, 2023

Muito interessante

Like
bottom of page