top of page
Buscar
  • Foto do escritorAfinando o Cérebro

Como treinar o cérebro para pensar mais rápido

Se ao ler o título acima você se perguntou se é realmente possível treinar o cérebro para pensar mais rápido, a resposta é sim! O treino cerebral vai te ajudar a pensar melhor e de maneira mais ágil, para responder às diversas questões que enfrentamos no dia a dia.


O cérebro humano é o centro de gerenciamento do nosso corpo. Dividido entre dois hemisférios, direito e esquerdo, é ele o responsável por atividades e controles diferentes. Em linhas gerais, o hemisfério direito está associado ao raciocínio lógico, números e linguagem, enquanto o hemisfério esquerdo relaciona-se à criatividade, artes, emoções e imaginação. Para que funcionem com todo seu potencial, é importante ativar e estimular esses hemisférios, para que consigam trabalhar de forma simultânea.


Durante toda a vida, o cérebro tem capacidade de ampliar e estabelecer novas conexões entre os neurônios por meio de diversos estímulos. O treino do cérebro ativa, ao mesmo tempo, os dois hemisférios melhorando a capacidade de aprendizagem, concentração, criatividade, leitura, escrita e raciocínio, além de aumento no desempenho de atividades diversas, seja no trabalho, na escola ou na vida pessoal.


Essa facilidade que o cérebro tem para estabelecer novas conexões a partir de estímulos variados é tema de estudo dos cientistas há vários anos. Na década de 1970, por exemplo, um pesquisador da Universidade da Califórnia (EUA) deu início a uma série de pesquisas que levaram à criação da ginástica cerebral. Paul Dennison é considerado pioneiro da pesquisa cerebral aplicada e criador da educação cinestésica. Suas descobertas foram baseadas na compreensão da interdependência do desenvolvimento acadêmico, físico e da aquisição da linguagem. Ao observar que essas áreas estavam ligadas entre si, o grupo de cientistas coordenado por Dennison propôs que a estimulação de qualquer uma dessas áreas seria capaz de contribuir para o desenvolvimento das demais. A pesquisa científica realizada no laboratório acolheu princípios, filosofias e técnicas orientais, como tai chi chuan e ioga, para criar uma série de exercícios, que ao serem praticados diariamente têm a capacidade de “ligar” o cérebro de maneiras que possamos aproveitar todo seu potencial.


E se o objetivo é aproveitar todo o potencial do cérebro, como escolher atividades capazes de estimulá-lo por completo?


Experimente realizar atividades que já façam parte da sua rotina de maneira diferente. Vale fazer um caminho diferente para o trabalho e até mesmo usar o secador de cabelo com a outra mão, obrigando o cérebro a desenvolver novas conexões. Você também pode associar atividades motoras a um estímulo auditivo, como fazer uma pintura ouvindo músicas de uma banda desconhecida, por exemplo.


O cérebro gosta de desafios e você também pode utilizar jogos nesse treino. Aqui no Afinando o Cérebro, você terá acesso a mais de mais de 160 atividades que desafiarão o seu cérebro e suas habilidades de foco, memória, atenção e concentração ao mesmo tempo em que treina também suas habilidades comunicativas. Desenvolvidos por especialistas e validados cientificamente, os jogos do Afinando o Cérebro são indicados para pessoas de todas as idades, oferecem diversos níveis de dificuldade e a possibilidade de acompanhar o seu progresso de um jeito muito simples. E tem mais, toda a família pode treinar junto!


Venha para o Afinando o Cérebro e comece a treinar o seu cérebro agora mesmo. Faça um cadastro gratuito e descubra um mundo de infinitas possibilidades que deixarão o seu cérebro preparado para qualquer desafio.


Esperamos por você!




9.790 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page