top of page
Buscar
  • Foto do escritorAfinando o Cérebro

Consciência Fonológica no Afinando o Cérebro

Nós já contamos aqui sobre a importância da consciência fonológica no processo de alfabetização das crianças. Afinal, é por meio dessa habilidade que as crianças aprenderão que as palavras que usamos para nos comunicarmos são constituídas por diversos sons ou grupos de sons, e que podem ser segmentadas em unidades menores. Ou seja, é a partir do desenvolvimento da consciência fonológica que as crianças aprendem a analisar e manipular os sons da nossa língua e criam base para um bom processo de alfabetização.

Os adultos desempenham papel fundamental no desenvolvimento da consciência fonológica e não estamos falando apenas dos professores, pois, pais, cuidadores e terapeutas também são fundamentais nesse processo.

A capacidade de pensar sobre os sons da língua também pode ser construída por meio de atividades lúdicas e divertidas. No post anterior, apresentamos dicas de brincadeiras que podem ser feitas em qualquer lugar. Vamos relembrar?


  • Traga livros para o universo das crianças, aponte as rimas como “gato, pato, rato”, chamando atenção para os sons que soam da mesma maneira;


  • Desafie a criança a descobrir novas rimas, apresente as que você conheceu quando também era criança, dizendo juntos as palavras que surgirem na brincadeira;


  • Que tal bater palmas para cada parte da palavra? Você pode escolher a palavra arara, por exemplo, e ao dizer para a criança, fale pausadamente “A – RA – RA”, batendo palmas a cada sílaba. Vale pular, levantar os braços, usar palavras curtas ou criar desafios com palavras longas;


  • Descubra todas as frutas que começam com o som do A: ameixa, acerola, abacate, amora;


  • A música pode ser uma excelente atividade para ensinar as crianças a manipularem os sons. Use músicas conhecidas e desafiem-se a inventar novas letras, descobrindo os sons e muitas possibilidades de rimas.


No Afinando o Cérebro, temos os jogos Zoo, Ventríloquo e Desafios das Palavras que também ajudam na estimulação das habilidades de Consciência Fonológica.



Buscando mais atividades para exercitar a consciência fonológica das crianças?

O Afinando o Cérebro tem um lançamento fresquinho para te ajudar nessa missão: um pacote de áudios inteirinho para estimular a Consciência Fonológica. Na primeira etapa do lançamento desse pacote já temos cinco novas atividades, que vão estimular diversas habilidades necessárias para desenvolver a consciência fonológica das crianças.


Assim como o aprendizado acontece a partir do que é mais fácil para o que é mais difícil, os áudios de Consciência Fonológica são divididos em fases, para que gradualmente as crianças compreendam como podem manipular e analisar os sons das palavras.

Fase 1 – Segmentação: nesta atividade, a criança aprenderá a segmentar, ou seja, como dividir a palavra em sílabas ou pedaços, como é mais fácil para os pequenos compreenderem. Após o treino, ela será capaz de identificar, por exemplo, que a palavra GIRAFA é formada por três pedaços GI-RA-FA. Assim, será mais simples para ela organizar os sons da fala, preparando-se para a descoberta da leitura e escrita.

Fase 2 – Análise Inicial: nesta fase, a criança aprende a analisar o início de cada palavra, identificando o som inicial. Como em PATA que começa com PA, por exemplo. Ao desenvolver essa habilidade, a criança terá mais facilidade em comparar duas palavras que iniciam com o mesmo som, habilidade conhecida como aliteração.

Fase 3 – Análise Final: a criança treinará a capacidade de analisar o final de cada palavra, favorecendo a identificação de palavras que terminam com o mesmo som, como em TELEFONE que termina em NE. Assim, ela perceberá rimas com muito mais facilidade.

Fase 4 – Análise Medial: Nesta atividade, a criança precisará sinalizar qual é o som do meio das palavras, como em MOCHILA que tem como som do meio CHI. Com esta habilidade a criança começa a descobrir que um som pode estar em lugares diferentes de uma mesma palavra, ou ainda, que um mesmo som pode estar em palavras diferentes.

Fase 5 – Análise Variada: Quanto mais avançamos em um jogo, mais complexo ele fica, não é mesmo? Depois de percorrer as fases anteriores, a criança agora terá ordens diferentes, pedindo que analise o início, meio ou final das palavras. Nesta fase, a memória operacional está sendo exigida, pois além de analisar a palavra a criança deverá lembrar qual é a posição do som solicitada em cada desafio.

Os novos áudios Consciência Fonológica são indicados para crianças a partir de 4 anos e podem ser usados pelas crianças durante todo o processo de alfabetização. Antes de cada atividade há uma explicação inicial com exemplo, para que elas compreendam o que está sendo solicitado. Ao mesmo tempo, você poderá acessar o gabarito que acompanha cada uma das atividades, enquanto a criança executa as tarefas solicitadas.

Prepare-se para uma nova aventura no mundo da Consciência Fonológica e se você ainda não conhece o Afinando o Cérebro clique aqui, escolha o seu plano, e comece a hoje mesmo.




998 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page