top of page
Buscar
  • Foto do escritorAfinando o Cérebro

Estratégias para melhorar a sua comunicação

A comunicação é uma ferramenta essencial no desenvolvimento da carreira, que pode abrir ou fechar as portas para o seu desenvolvimento profissional. Como discutimos aqui, esta é uma habilidade tão imprescindível que já figurou entre as soft skills mais requisitadas pelos empregadores, na hora de contratar novos colaboradores.


Quando a comunicação é assertiva e efetiva, os efeitos produzidos no ambiente de trabalho são facilmente visíveis, como maior engajamento, motivação e produtividade. Por outro lado, quando a comunicação é ineficiente pode gerar ruídos, dificuldade na compreensão sobre as tarefas a serem realizadas para alcançar resultados esperados, comentários negativos entre colegas e clientes, alta rotatividade de membros da equipe ou pouco envolvimento entre eles, além de um ambiente instável.


Para mudar esse cenário e atingir um nível satisfatório dentro da sua equipe, a comunicação deve estar no foco da mudança com atenção a todas as formas de fazê-la, seja por meio da fala em si, pelo uso da expressão corporal, facial ou gestos, por meio da escrita ou escuta. Sim, você leu certo: a escuta é extremamente necessária para a boa comunicação, embora muitas pessoas ainda acreditem que comunicar bem esteja diretamente relacionado à habilidade de falar bem. No entanto, sem escuta não existe comunicação efetiva, pois é ela que mostrará à sua equipe, seu chefe ou cliente que que você está envolvido e atento no que têm a dizer.


Por ser uma habilidade, a comunicação pode e merece ser treinada todos os dias. No entanto, é importante saber como anda a sua comunicação, pois ao reconhecer os pontos fortes, fica mais fácil compreender quais são aqueles que merecem maior atenção.


Algumas estratégias, quando aplicadas de forma efetiva no dia a dia, podem colaborar na melhora da comunicação. Que tal começar a usar na sua rotina?


1. Seja direto

Quanto mais transparente e objetiva for a sua comunicação, mais efetivos serão os resultados.


2. Resolva conflitos imediatamente


Conflitos no ambiente de trabalho são inevitáveis e podem começar timidamente ou parecer irrelevantes. Assim que percebê-los, haja rapidamente para evitar que a situação se agrave ou tome um tamanho muitas vezes desnecessário. Para implementar essa dica, a atenção e a escuta são essenciais, pois somente desta forma você perceberá a questão.


3. Incentive o envolvimento da equipe

Seja você membro da equipe ou líder, é importante contar com o apoio e parceria. Num ambiente em que poucas pessoas têm participação no processo, a chance de ruídos surgirem é grande, pois ninguém gosta de se sentir controlado. Troque ideias, informações, solicite a participação e demonstre interesse no que o outro diz.


4. Coloque sua escuta ativa em prática


Pode parecer simples, mas escutar o outro de forma genuína exige esforço. Tente ouvir sem julgamentos, ainda que inicialmente a ideia possa parecer fora do contexto. Experimente se abrir, prestar atenção atentamente sem preparar a resposta enquanto o outro fala.


5. Aceite e forneça feedbacks


Em algumas situações, a percepção que o outro tem de nós pode ser a chave para uma mudança importante na sua comunicação. Assim, o feedback pode promover motivação e engajamento. Mas, isso só acontecerá se ao ouvir um feedback você conseguir refletir sobre ele. O mesmo acontece ao fornecer feedback a alguém da sua equipe, faça observações consistentes e fale sobre possibilidades.


6. Treine a sua comunicação


Comunicação é habilidade. Habilidades podem ser treinadas durante toda a vida. Os desafios mudam e sua comunicação deve acompanhar o seu desenvolvimento.


Por onde começar a treinar?

Já pensou em ter ao seu alcance uma ferramenta que promova uma avaliação da sua comunicação como um todo e ofereça um treino específico, de acordo com as suas necessidades?


Se tiver interesse em saber mais, cadastre-se nessa lista e em breve receba mais informações sobre como avaliar e treinar a sua escuta!

1.196 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page