top of page
Buscar
  • Foto do escritorAfinando o Cérebro

A comunicação pode ser o diferencial na sua carreira

Iniciar com pé direito num emprego novo, estabelecer uma rede de contatos, ser visto de forma positiva por colegas e líderes e ter sucesso na carreira são passos da vida profissional que dependem de muitos fatores, mas uma habilidade em especial é determinante: a comunicação!


Isso mesmo, a comunicação pode ser o grande diferencial da sua carreira. Não à toa, ela já foi listada como uma das soft skills mais requisitadas pelas empresas no ano de 2020, de acordo com um levantamento global do Linkedin.

Confira nesse blog post como as soft skills podem alavancar a sua carreira.


Com as empresas trabalhando cada vez mais de forma conectada, é essencial que as pessoas se comuniquem, seja por meio da fala ou da escrita. Quando a comunicação é eficiente, diminui a possibilidade de ruídos, facilita o entendimento das informações que circulam no grupo, melhora o ambiente de trabalho e promove uma convivência muito mais harmoniosa entre as áreas e funcionários do mesmo time. Além disso, ao se comunicar bem até mesmo suas entregas terão mais visibilidade. Ou seja, a comunicação é tão importante quanto a qualidade técnica do seu trabalho.


O investimento na sua comunicação deve começar já no início da carreira, pois essa não é uma necessidade apenas de quem ocupa cargos de liderança, e é importante em todos os degraus da vida profissional, ainda que uns exijam mais que outros. Portanto, a comunicação deve ser trabalhada ao longo de toda a sua carreira. Afinal, sempre é tempo de melhorar, não é mesmo?



Comunicação exige prática


Como dissemos no início, a comunicação é uma habilidade. Portanto, pode e deve ser treinada. Abrace as oportunidades de comunicação que surgirem em seu caminho e se observe. Quanto melhor for sua percepção sobre a forma como se comunica, mais fácil será implementar novas formas de fazê-la. Mas não basta falar, a boa comunicação vai muito além, é necessário aprender a ouvir, estabelecer a escuta ativa e estar sempre atento.


Para melhorar a sua comunicação, ter boas conversas e transmitir suas ideias com assertividade, tenha atenção a aspectos que muitas vezes vão além da escolha do que dizer, como por exemplo:


Observar seus gestos e linguagem corporal

Eliminar os vícios de linguagem

Conhecer o público para o qual você irá falar

Ter um roteiro prévio do que precisa dizer

Ser breve e específico

Investir em histórias, as pessoas gostam de ouvir histórias

Praticar a empatia

Demonstrar interesse genuíno nas conversas

Escutar de verdade


Ter clareza sobre o que se quer comunicar é outro fator importante para uma comunicação de sucesso. Evite falas longas, peça feedback aos colegas e esteja sempre aberto para a mudança. Observe como os outros ao seu redor se comunicam, esse exercício simples é capaz de influenciar positivamente sua própria comunicação.


Dificilmente a comunicação deixará de figurar entre as habilidades mais importantes no mundo profissional. Por isso, quanto antes você começar, melhor. E não se preocupe se já está no meio da carreira ou em uma posição consolidada, investir na forma como se comunica trará ganhos para todos ao seu redor.



447 visualizações

Commentaires


bottom of page