top of page
Buscar
  • Foto do escritorAfinando o Cérebro

IA nos treinamentos auditivos e corporativos: descubra o Audiofoco

A inteligência artificial (IA) já vem sendo estudada há bastante tempo e ganhou destaque nos últimos anos. Seu avanço tem propiciado o desenvolvimento de sistemas e tecnologias capazes de executar tarefas que normalmente demandam tempo da inteligência humana. Por meio da IA, é possível criar máquinas dotadas de capacidade de percepção, raciocínio, aprendizado e tomada de decisões de maneira comparável aos seres humanos.


Tanta inovação já demonstrou seu valor em diversas áreas, abrangendo desde a análise de dados financeiros até a condução autônoma. Além disso, encontrou aplicação em tutoriais online, permitindo interações eficazes e personalizadas além da tradução instantânea de idiomas, conectando pessoas de diferentes culturas. Um campo em que a IA também tem se destacado é no diagnóstico médico, onde sistemas baseados em IA auxiliam os profissionais de saúde a identificar condições com maior precisão.


A utilização cada vez maior da IA impulsiona ainda mais seu desenvolvimento. Quanto mais essa tecnologia é empregada, mais ela se aprimora e se adapta às demandas do mundo moderno, melhorando processos, otimizando tomada de decisões, ampliando nossas capacidades e já está mudando a forma como as organizações capacitam seus colaboradores, proporcionando um aprendizado personalizado e eficiente.


Um artigo da ASHA publicado em 2020 já apontava que a IA seria capaz de promover documentações clínicas mais eficientes, desenvolver tecnologias assistivas para clientes, permitir avaliações mais objetivas e prática terapêutica personalizada, permitindo ao fonoaudiólogo otimização das atividades do dia a dia e melhorando a terapia de seus pacientes.


Estima-se que média 20% da população tenha algum grau de comprometimento do Processamento Auditivo Central que pode levar a limitações no desenvolvimento da fala, alfabetização, vocabulário e gerar distúrbios de atenção. Com o envelhecimento, os idosos também podem ter algum grau de perda auditiva prejudicando sua cognição, memória, atenção, com risco aumentado para o desenvolvimento de demências. Você pode estar se perguntando: o que a IA tem a ver com isso?


A ProBrain, startup que oferece soluções neurotecnológicas pois acredita que todas as pessoas podem compreender melhor e com isso melhorar sua comunicação, sua aprendizagem e a sua participação no mundo oferecendo soluções neurotecnológicas, não poderia ficar de fora das inovações que a IA nos permite. Criadora de projetos já reconhecidos como Afinando o Cérebro e Audbility, sai à frente mais uma vez e traz a IA para melhorar cada vez mais a comunicação de seus usuários.


Quer saber como?


Apresentamos o Audiofoco, que reúne os benefícios do Afinando o Cérebro e o do Audbility no mesmo produto, com o adicional da IA, para auxiliar em treinamentos auditivos e corporativos.


Audiofoco é uma multiplataforma inteligente para avaliação e aprimoramento de habilidades auditivas, memória e atenção aplicável em saúde, educação e treinamento corporativo. E tem mais, Audiofoco é o primeiro treinamento cognitivo auditivo com recomendação por IA no mundo, capaz de recomendar uma trilha personalizada de atividades com base nas necessidades de cada pessoa, ajustando os níveis de dificuldade por meio da IA.


Validação Científica


E temos uma notícia ainda melhor, Audiofoco já chega ao mercado validado cientificamente, por meio de uma pesquisa que avaliou a eficácia da recomendação da IA comparada às orientações de um profissional especializado. A pesquisa contou com a participação de 32 pessoas sem queixas auditivas, divididas em dois grupos. De um lado, 18 participantes seguiram um protocolo validado de treinamento auditivo, incorporando tanto o AudBility quanto o Afinando o Cérebro. Por outro lado, 14 participantes utilizaram o Audiofoco com recomendação da IA.


Na avaliação pós-treinamento, ambos os grupos apresentaram melhorias em todas as habilidades auditivas avaliadas. Quatro dessas habilidades alcançaram melhorias significativas em termos de pontuação, enquanto todas as sete habilidades revelaram um aprimoramento considerável no tempo de resposta, com respostas mais rápidas e eficientes após o período de treinamento, e melhora da agilidade mental. Houve ainda melhora considerável nos padrões de autoavaliação da escuta ativa de todos os participantes. Ou seja, o treinamento cognitivo-auditivo promoveu melhora geral na performance, agilidade mental e competência de escuta.



Diante desses resultados, AudioFoco demonstrou ser tão eficaz quanto as indicações de profissionais especialistas, destacando-se como uma solução de alto potencial, disponível online e com custo acessível para aprimorar as habilidades cognitivo-auditivas, como melhora no foco, memória, escuta ativa, expressividade e comunicação; Além disso, , a ferramenta permite ao profissional um monitoramento por meio de relatórios específicos.


Quem pode se beneficiar do Audiofoco?


Se uma pessoa tem dificuldade para prestar atenção, memorizar ou entender o que ouviu, o treinamento auditivo é capaz de melhorar a capacidade do cérebro de focar apenas nas informações que interessam. Com a IA associada a este treinamento os resultados vão ampliar a capacidade de comunicação, melhorando a escuta ativa e direcionando a atenção ao que realmente é relevante, mesmo quando a pessoa estiver em um ambiente ruidoso, como uma escola ou um coworking.


Desta forma, Audiofoco pode ser utilizado em treinamentos corporativos para melhorar a performance do grupo nas questões de escuta e comunicação, com executivos que desejam aprimorar a própria comunicação, como apoio ao fonoaudiólogo, em check-ups, em escolas e na saúde coletiva.


Esse avanço no campo do treinamento auditivo que associa a IA às necessidades individuais, não apenas abre novas portas para o aprimoramento cognitivo, como oferece um caminho promissor para infinitas possibilidades que o futuro reserva.


Ficou curioso para saber mais sobre Audiofoco? A Dra. Ingrid Gielow, CEO da ProBrain contou tudo neste vídeo, que marcou o lançamento do Audiofoco.


A IA já está em nossa vida! Vamos aprender juntos como aproveitar todo o seu potencial? Nesse momento, oferecemos uma experiência customizada do Audiofoco, se você deseja experimentar entre contato com o nosso Suporte.



265 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page