top of page
Buscar
  • Foto do escritorAfinando o Cérebro

Mantenha seu cérebro ativo: vá além das palavras cruzadas

Manter a mente ativa e saudável é essencial para a longevidade. Afinal, um cérebro ativo te dará energia e condições para lidar com as demandas do dia a dia tanto na vida pessoal como profissional.


No senso comum, acredita-se que fazer palavras cruzadas todos os dias é suficiente para exercitar o cérebro. De fato, palavras cruzadas são uma ótima atividade cognitiva, desde que não seja a única. A explicação é simples: à medida que fazemos uma mesma atividade com frequência, nosso cérebro acaba se habituando ao estímulo e passa a gastar menos energia. Ou seja, o efeito benéfico acaba sendo menor do que o esperado.


Por isso, para manter seu cérebro ativo, vá além das palavras cruzadas. O segredo está na diversidade de atividades a serem realizadas e na diversão proporcionada por elas. Quando temos prazer, acionamos a liberação de dopamina no organismo, um neurotransmissor fundamental para diversas funções que exigem memória, foco, capacidade de concentração e motivação. Por outro lado, a falta de dopamina além de desmotivação, pode gerar fadiga e problemas de memória.


Nosso cérebro é capaz de ampliar e estabelecer novas conexões entre os neurônios por meio de diversos estímulos e isso acontece o tempo todo. Por isso, apostar em atividades estimulantes e diversificadas que mantenham o cérebro ativo é essencial para que ele funcione melhor.


Quer saber o que mais você pode fazer para estimular seu cérebro?


Confira 6 dicas que preparamos para você!


1. Leia livros


A leitura coloca o cérebro para trabalhar ao imaginar cenários, personagens e sons que componham a narrativa. Para isso, além de jornais e revistas, dedique-se principalmente à leitura de livros que contenham histórias.


2. Monte um quebra-cabeça


Juntar as peças de um quebra-cabeças até transformá-las em uma imagem exige raciocínio e muita organização. Comece com poucas peças e vá aumentando a quantidade gradativamente. Seu cérebro agradece.


3. Jogue cartas com um amigo


Os jogos com cartas podem ser ótimos para a estimulação cognitiva. Além disso, a possibilidade de estar com outras pessoas enquanto joga promove interação e socialização, importantes aliados para manter o cérebro ativo.


4. Ponha sua memória à prova


Os jogos de memória podem parecer coisa de criança, mas também são ótimos na estimulação cerebral.


5. Aprenda algo novo


O treino de novas habilidades como aprender um novo idioma ou se arriscar na cozinha, pode ser muito eficiente para manter o cérebro saudável. Qualquer atividade que seja diferente irá tirá-lo da zona de conforto e promover novas conexões.


6. Venha para o Afinando o Cérebro


Com o Afinando o Cérebro você irá desafiar suas habilidades de foco, memória, atenção e concentração de forma divertida e muito desafiadora. São mais de 160 atividades com diferentes níveis de dificuldade, que aumentarão gradativamente os desafios a serem conquistados e deixarão seu cérebro sempre pronto para o próximo desafio.

Fique atento, para além das atividades que irão promover a estimulação do seu cérebro, é extremamente importante praticar atividade física com regularidade, alimentar-se de forma saudável e ter uma boa qualidade de sono. Afinal, corpo e cérebro precisam caminhar juntos.



795 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page