top of page
Buscar
  • Foto do escritorAfinando o Cérebro

Planos para o ano novo? Conheça as metas SMART

Estamos há poucos dias do próximo ano! 2022 está chegando e o ano novo sempre traz a possibilidade de repensar os objetivos que temos em vista. Além das simpatias tradicionais do réveillon, é muito comum aproveitar os últimos dias de dezembro para fazer a lista com as metas para o novo ano. Mas será que basta colocar na lista para que elas aconteçam?


Para cumprir a lista de metas do ano novo, é importante definir os objetivos com sabedoria. Senão, a chance de ficarem esquecidos na gaveta são grandes. Para que isso não aconteça, aposte nas metas SMART, uma forma assertiva de manter a motivação e o engajamento com as próprias mudanças. Metas SMART é o nome de uma metodologia que estabelece critérios para a definição de objetivos baseados em cinco fatores: S (específica), M (mensurável), A (atingível), R (relevante) e T (temporal).


Vamos conhecer cada um deles, separadamente:


S – Específica: O ano novo traz o desejo de mudança e muitos planos. Mas é importante definir metas clara e específicas. Se a sua meta for retomar a prática de exercícios físicos, por exemplo, não dá para ter como meta a realização de exercícios todos os dias da semana já no primeiro mês do ano. Vá com calma! Que tal ter como meta fazer uma caminhada três vezes por semana?

M – Mensurável: Crie metas que possam ser medidas, desta forma será mais fácil para você visualizar as conquistas alcançadas. Crie estratégias para acompanhar o seu processo. Voltando ao exemplo da prática de exercícios físicos. Se a meta é caminhar três vezes por semana, você pode marcar no calendário do celular os dias em que conseguiu cumprir a meta e assim acompanhar o seu progresso.


A – Atingível: Pense em quão desestimulador pode ser ter um objetivo difícil demais para ser atingido, por isso as metas precisam ser possíveis. Voltando ao nosso exemplo, será difícil caminhar três vezes por semana se você sai muito cedo para trabalhar e chega tarde da noite. Que tal começar pelo final de semana? Um pouquinho de cada vez!

R – Relevante: Algo que não faz sentido para nós, sequer ganha nossa atenção, não é mesmo? Para que haja motivação as metas precisam fazer sentido. Os exercícios físicos fazem muito bem para a saúde. Mas de nada adianta ter como meta frequentar academia se você não se identifica com o ambiente ou não gosta de exercícios repetitivos?


T – Tempo definido: Você e seu paciente definiram juntos o quadro de metas do plano terapêutico. Agora, é hora de colocá-las em prática, mas é importante definir também qual o tempo estipulado para cada meta a ser atingida, evitando assim a desmotivação no meio do processo. Crie prazos!


As metas SMART funcionam como um atalho para aproximar você dos seus objetivos, trazendo mais foco para esse percurso. Ao traçar metas de forma clara e objetiva, você se aproxima da realização dos seus sonhos. Portanto, na hora de sentar para fazer a lista de desejos para 2021, pense SMART.


Desejamos que o novo ano seja próspero e com muitas realizações. Feliz 2022!

248 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page