top of page
Buscar
  • Foto do escritorAfinando o Cérebro

Processamento visual e sua importância para aprendizagem

O sucesso da aprendizagem está ligado a diversas habilidades como memória, atenção, funções executivas e linguagem. Entre essas habilidades uma nem sempre reconhecida, mas igualmente importante é o processamento visual, responsável pela capacidade do cérebro gerar, perceber, armazenar, analisar, transformar e recuperar imagens visuais. É uma habilidade necessária em diversos momentos da vida, incluindo a aprendizagem.


Pesquisas apontam que o processamento visual está relacionado ao desempenho em disciplinas como matemática, leitura e escrita. Um estudo realizado em 2010, por exemplo, avaliou 61 crianças entre 6 e 9 anos e concluiu que os erros ortográficos eram menores quando fichas eram apresentadas visualmente em comparação ao ditado. Além disso, observou-se que as crianças que cometeram mais erros foram aquelas que tiveram piores resultados em um teste com figuras.


Tanto a leitura como a escrita dependem do processamento de informações por meio de um conjunto de habilidades perceptovisuais. Isso significa que, ainda que uma criança enxergue bem, o cérebro pode não ser capaz de fazer uso adequado dessa informação visual. Crianças que apresentam alteração no processamento visual podem ter dificuldade para distinguir entre duas formas, localizar uma informação específica na página de um livro e até mesmo reconhecer letras e números.


Alguns sinais podem dar indícios de que o processamento visual apresenta algum tipo de alteração, como:


- Dificuldade de lembrar e contar o que viu

- Não conseguir realizar uma cópia

- Dificuldade de recordar números de telefone

- Dificuldade de diferenciar palavras parecidas como “ataca” ou “acata”, letras semelhantes como "p" e "b" e números como "6" e "9"

- Inversão de letras ou números

- Dificuldade para agrupar itens

- Leitura e escrita lenta

- Dificuldade para ler mapas


A boa notícia é que, como qualquer habilidade, o processamento visual pode ser treinado e desenvolvido, por meio de atividades que estimulem os 11 subdomínios em que se divide:


- Visualização: capacidade de perceber padrões complexos como objetos, formas ou cenas visuais e compará-los a outros padrões


- Velocidade de Rotação: capacidade de resolver problemas com informações visuais mentalmente e rapidamente


- Velocidade de Fechamento: capacidade de rapidamente identificar um objeto familiar incompleto, sem previamente saber qual é o objeto


- Flexibilidade de Fechamento: permite identificar um padrão visual ou uma figura incorporada em uma disposição visual disfarçada


- Memória Visual: memorizar imagens complexas, usualmente em períodos curto de tempo, conseguindo reconhecê-la ou reproduzi-la posteriormente


- Escaneamento espacial: capacidade de visualizar um caminho em um campo visual complexo, como por exemplo um labirinto com muitos obstáculos


- Integração Perceptiva: capacidade de reconhecer um objeto depois de serem apresentadas apenas partes dele, em ordem serial


- Estimativa de Comprimento: capacidade de estimar o comprimento de objetos


- Iluminação Perceptiva: capacidade de não ser enganado por ilusões visuais


- Alternativas Perceptivas: consistência na taxa de alternância entre diferentes percepções visuais


- Imagem: capacidade de conceber mentalmente e/ou manipular imagens reais que não estão apresentadas no momento


Em geral, esses subdomínios se desenvolvem de forma adequada. No entanto, em alguns casos pode haver algum atraso na aquisição. Por isso, o treinamento pode ser uma forma prática de estimular seu aprimoramento ou desenvolvimento.


Afinando o Cérebro no treinamento do processamento visual

Além de estimular diversas habilidades como foco, memória, atenção e linguagem, o Afinando o Cérebro também é um importante aliado no treinamento do processamento de informações visuais.


Seu filho vai treinar brincando! A plataforma Afinando o Cérebro conta com mais de 160 atividades, algumas delas direcionadas especificamente à estimulação das habilidades visuais com jogos como Elementos, Poções, Procurando, Memorizando, Salvando o Oceano, Memória, Escrita Correta, Ache o Chapéu, Bolhas entre outros.


Se você ainda não conhece o Afinando o Cérebro, faça o seu cadastro agora mesmo e descubra como pode ser simples e divertido melhorar o processamento visual do seu filho e tornar o processo de aprendizagem um momento de descobertas e alegrias para toda a família.


1.772 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page