Os olhos representam a porta de entrada para tudo que o mundo nos oferece. Afinal, boa parte de nossas memórias estão relacionadas a alguma imagem visual. Faça o teste: feche os seus olhos agora e imagine uma brincadeira da sua infância, o que primeiro vem à sua mente? É justamente durante a infância que as crianças passam por diversos processos de desenvolvimento que vão lhe permitir autonomia para atividades essenciais do dia a dia, como locomoção, comunicação, alimentação entre muitas outras. É neste período que as crianças desenvolvem habilidades importantes para utilizar os sentidos que a acompanham desde o nascimento, como a escuta e a visão, por exemplo.
Isso mesmo, assim como não basta ouvir bem para ter uma boa escuta, a visão vai além de enxergar. Se a criança depende do processamento auditivo central para adquirir habilidades importantes para a escuta, o mesmo acontecerá com a visão, por meio do processamento visual, que se traduz na capacidade do cérebro de perceber, interpretar e armazenar dados visuais. Em poucas palavras, os estímulos percebidos pela visão são transformados em aprendizagens, memórias de longo prazo e ações motoras.
Soma-se a isso o dado de que a visão, entre os cinco sentidos, representa 75% das informações recebidas do mundo exterior. Ou seja, é por meio da visão que as crianças aprenderão desde as atividades mais simples, como segurar um copo, às mais complexas como ler e escrever.
A visão desempenha um papel importantíssimo na aprendizagem. A relação entre desenvolvimento visual, habilidades viso motoras e perceptuais é responsável por proporcionar a base ideal para a aprendizagem, onde a criança precisa direcionar o olhar e sustentar o foco de sua atenção para manter a aquisição contínua de informações do meio ambiente.
Deste modo, o processamento visual é essencial para o processo de aprendizagem, pois tanto a leitura como a escrita dependem do processamento de informações por meio das habilidades perceptivovisuais. Quando ocorre qualquer alteração no processamento visual, pode surgir dificuldade para distinguir entre duas formas, localizar uma informação específica na página de um livro ou reconhecer letras e números.
Essas dificuldades relacionadas à percepção visual começam a trazer prejuízos desde os primeiros anos escolares e podem permanecer durante toda a vida profissional, reduzindo o potencial de aprendizado e de produtividade. Mais do que responsáveis por uma leitura e escrita deficientes, notas baixas e reprovações contínuas, as dificuldades de aprendizagem vivenciadas por crianças e jovens podem promover baixa autoestima, levando a outras questões como transtornos emocionais ou alterações do comportamento.
Os sinais de que algo não vai bem com o processamento visual podem se relacionar a dificuldades como: lembrar e contar o que viu; realizar uma cópia; recordar números de telefone; diferenciar palavras parecidas como “ataca” ou “acata”, letras semelhantes como "p" e "b" e números como "6" e "9"; agrupar itens ou ler mapas. As crianças também podem apresentar leitura escrita e lentas.
Por isso, é importante estarmos atentos ao desenvolvimento das crianças e buscar ajuda profissional sempre que for necessário. Quanto antes for feito qualquer diagnóstico, melhores serão as chances de estimular as habilidades do processamento visual para que o desenvolvimento da aprendizagem siga o percurso esperado na infância.
Objetivo: socialização da criança. Tema: jogos adaptados. Público alvo: Educação infantil: recursos necessários: material confeccionado com objetos trazidos pelos alunos; uma semana.