top of page
Buscar
  • Foto do escritorAfinando o Cérebro

5 dicas para aumentar sua produtividade no trabalho

Atualizado: 27 de mai. de 2022

Saúde mental e produtividade andam lado a lado na vida profissional. O assunto vem sendo cada vez mais discutido e não é por acaso. Desde 2017, o Brasil tem o maior índice de pessoas com transtornos de ansiedade em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são quase 19 milhões de brasileiros nessa condição e a chegada da pandemia, causada pelo novo coronavírus, tornou a situação ainda pior. Diante de dados tão contundentes, investir tempo no cuidado da sua saúde mental é essencial para manter sua performance no trabalho.


Mas o que a produtividade tem a ver com isso?


O conceito principal de produtividade no trabalho está relacionado a eficiência na resolução de demandas com menor quantidade de recursos. Em outras palavras, ser produtivo é otimizar o seu trabalho para gerar mais resultados com menor esforço, chegando a um equilíbrio entre quantidade e qualidade de trabalho. Excesso de tarefas, dificuldade para lidar com prazos, ambientes muito ruidosos como escritórios compartilhados podem reduzir os níveis de atenção, memória e foco, gerando fadiga.


Diferentemente do que muitos pensam, para ser produtivo não é necessário trabalhar o tempo todo sem descanso. Pelo contrário, é justamente saber priorizar o que fazer dentro dos seus limites, sem abrir mão de momentos de descanso.


É possível alcançar este equilíbrio? A resposta é sim e nós separamos 5 dicas que vão te ajudar a ter mais produtividade com saúde.


Vamos lá?


1. Planeje suas atividades e organize o seu dia-a-dia - O cérebro humano gosta de previsibilidade e assim consome menos recursos.


2. Desenvolva o seu foco - Concentre-se em uma atividade por vez. Desative as notificações do celular e tenha momentos específicos, para checar e responder mensagens. Você sabia que todas as vezes que tira seu foco de uma atividade para outra, aumenta o gasto energético do seu cérebro aumentando o desgaste e diminuindo a produtividade.


3. Mantenha-se em movimento – É isso mesmo! Caminhe, faça alongamento ou qualquer outra atividade que tire seu corpo da cadeira. Isso irá ajudá-lo a recuperar a energia das áreas cerebrais que estão sobrecarregadas.


4. Descanse - Fuja da armadilha de trabalhar horas a fio e sem descanso. As pausas são essenciais tanto para manter o bom funcionamento do seu cérebro como para preservar sua saúde mental. Lembre-se disso também no home office, uma realidade cada vez mais comum em tempos de pandemia. Vale fazer uma pausa de 10 minutos, uma soneca após o almoço, um jogo do Afinando o Cérebro ou qualquer outra atividade que não tenha foco no trabalho.


5. Tenha recompensa – Seu objetivo do dia era preparar e entregar o relatório para o chefe? Sempre que alcançar uma meta, ofereça a si mesmo uma recompensa, fazendo algo que lhe der prazer. A sensação de estar sendo recompensado por algo que conseguiu fazer dentro do prazo fará com que seu cérebro registre e repita padrões que deram certo.


Com a saúde mental em dia, será muito fácil manter sua performance no trabalho, relacionamentos profissionais saudáveis e aumentar a produtividade.

2.030 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page