top of page
Buscar
  • Foto do escritorAfinando o Cérebro

5 dicas para melhorar a atenção e a concentração

Atualizado: 6 de set. de 2022

Quem nunca passou pela situação de se ver extremamente concentrado em determinada atividade e no minuto seguinte estar conversando com os amigos no aplicativo de mensagens ou checando as redes sociais?


Além de não ser incomum, essa distração pode gerar frustração e dificuldade para cumprir prazos, fazendo com que uma atividade que poderia ser resolvida em uma hora, leve um dia inteiro. Nosso cérebro é bombardeado por informações o tempo todo e cada vez mais as distrações digitais prejudicam a atenção e concentração, produzindo uma sensação de lentidão e baixa produtividade.


A tecnologia é capaz de dominar boa parte do nosso dia e isso tem um alto custo cognitivo. Um levantamento feito pela Microsoft em 2015, mostrou que o intervalo de atenção caiu de 12 segundos para oito segundos, entre os anos de 2000 e 2013. Esses dados revelam aquilo que vivenciamos no dia a dia, cada vez mais desempenhamos diversas tarefas ao mesmo tempo e isso consome energia do córtex pré-frontal, a central de controle do nosso cérebro, diminuindo nosso tempo de atenção.


Com exceção dos comportamentos automáticos, como andar e respirar, nós não conseguimos realizar duas atividades ao mesmo tempo, o que conseguimos é alternar entre elas. No entanto, quando há uma interrupção na atividade que está sendo realizada, o cérebro humano pode levar até 20 minutos para se concentrar novamente. O que isso representa em um dia de trabalho com jornada de 8 horas, por exemplo? Significa que embora haja habilidade para administrar duas ou mais tarefas ao mesmo tempo com a sensação de que as demandas estão sendo atendidas, a velocidade com que as tarefas avançam é lenta. Já falamos sobre isso aqui e, como tentar ser um profissional multitasking pode prejudicar mais do que favorecer a sua carreira.


Mas como manter a atenção e a concentração diante de tantas distrações disponíveis e de fácil alcance?


Confira 5 dicas que vão te ajudar a se concentrar com mais facilidade.


1. Descanse O sono é essencial para restaurar o corpo e a mente. Dormir menos pode até garantir mais horas no seu dia, mas fará com que seu cérebro não receba tudo o que precisa para funcionar adequadamente. Além de dormir bem, programe pequenas pausas durante o dia, pois nosso cérebro precisa de descanso para trabalhar e assimilar informações. Quando os momentos de pausas não existem, o caminho para a fuga da concentração fica aberto.


2. Alimente-se bem Pular o café da manhã prejudicará sua capacidade de se concentrar. Uma dieta equilibrada e saudável refletirá na qualidade de vida como um todo. Lembre de ingerir bastante água também!


3. Pratique atividades físicas

Acredite, manter o corpo saudável fará com que tudo funcione melhor. Comece devagar, com 30 minutos de caminhada, por exemplo, você movimenta o corpo, faz o sangue circular e ainda ganha mais disposição para outras atividades. A prática constante de atividade física promove alívio da ansiedade e estresse, previne doenças físicas e mentais, melhora a postura e ajuda a dormir melhor.


4. Fique longe das distrações

A tecnologia deve ser nossa aliada e aprender a usá-la fará toda a diferença na melhora da atenção e da concentração. Experimente deixar o celular no modo silencioso quando precisar se dedicar a algo importante. A tentação de pegar o aparelho a cada sinal de mensagem vai diminuir consideravelmente. Se estiver no computador, feche as janelas abertas no seu navegador de internet e silencie o seu e-mail. Com estratégias simples como essas, seu tempo vai render mais e sua atividade será concluída dentro do tempo previsto.


5. Exercite a sua atenção e concentração

É possível treinar para melhorar a atenção e a concentração, com atividades que promovam um treino cognitivo capaz de estimular essas habilidades. Na plataforma do Afinando o Cérebro, você encontrará inúmeras atividades capazes de tornar o seu cérebro mais atento e mais concentrado, de um jeito simples e também divertido.





Conheça o Afinando o Cérebro e comece a melhorar sua capacidade de atenção e concentração agora mesmo. Todas as atividades disponíveis foram desenvolvidas por especialistas e são validadas cientificamente. Faça o seu cadastro e comece a usar gratuitamente. Durante sete dias, você terá acesso a todas as atividades disponíveis*.


*Exceto atividades em idiomas estrangeiros.


32.144 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page