top of page
Buscar
  • Foto do escritorAfinando o Cérebro

Afinação vocal tem tudo a ver com o PAC

Todas as vezes que você ouve uma música do seu cantor ou cantora preferidos, já parou para pensar que aquela voz afinada que te chama tanta atenção está diretamente relacionada a um Processamento Auditivo Central (PAC) saudável?


Isso acontece porque a qualidade vocal está relacionada às habilidades do PAC e se alguma delas estiver alterada, o automonitoramento será prejudicado assim como a percepção que a pessoa tem da própria voz, influenciando diretamente na afinação vocal, que envolve a capacidade de produzir sons musicais com precisão. Para uma boa reprodução do que escutamos, é preciso ouvir bem, e isso envolve não somente escutar, mas também um processamento sensorial eficiente das informações auditivas pelo sistema auditivo central. A falta de afinação é caracterizada pela execução melódica que difere do modelo de espaçamento entre as notas, ou seja, não segue um padrão melódico predefinido. Quando um cantor apresenta queixas ou manifestação de desafinação, pode ser sinal de alteração nas habilidades de ordenação e resolução temporal do PAC.


Alterações nas habilidades auditivas podem estar relacionadas ao Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC), que afeta as vias centrais da audição, ou seja, as áreas do cérebro relacionadas às habilidades auditivas responsáveis pela discriminação, associação, integração e organização dos sons. Em boa parte dos casos, o sistema auditivo periférico encontra-se totalmente preservado, ou seja, a pessoa não tem dificuldade para ouvir. A principal consequência está na dificuldade de processamento das informações captadas pelas vias auditivas.


A relação entre afinação vocal e PAC torna-se ainda mais evidente ao considerarmos que o feedback auditivo atua diretamente no aprimoramento da afinação vocal, pois cantores utilizam este feedback para melhorar sua afinação. Assim, quando as habilidades auditivas estão comprometidas esse feedback pode ser distorcido, dificultando a afinação.


Contudo, é importante considerar que a desafinação pode ter diversas razões, abrangendo aspectos psicológicos e comportamentais, questões neurológicas e cognitivas, fatores audiológicos, problemas laringológicos, limitações respiratórias, fatores genéticos, problemas musculares e articulares, além de questões relacionadas à percepção, processamento e memória auditiva.


Mas, se houver alteração no PAC é possível melhorar a afinação?


Já vimos que PAC e afinação estão inteiramente ligados e a boa notícia é que as habilidades envolvidas nesse processo podem ser aprimoradas por meio de treinamento auditivo, com base no princípio da neuroplasticidade, ou seja na capacidade que nosso cérebro tem de realizar novas conexões neuronais ao longo de toda a vida.


Conte com o Afinando o Cérebro nessa missão


Quer saber como melhorar sua afinação vocal? Na plataforma Afinando o Cérebro você encontrará uma série de atividades para treinar habilidades auditivas essenciais para a afinação vocal. E o melhor, vai treinar de um jeito divertido e com muitos desafios.


Clique aqui e cadastre-se agora mesmo para ter acesso a mais de 200 atividades desenvolvidas por especialistas, comprovadas cientificamente e aprovadas por mais de 70 mil usuários. Conheça todas as possibilidades que o Afinando o Cérebro pode te oferecer e melhore a sua performance musical.


E se você quiser saber ainda mais sobre a relação entre afinação vocal e PAC, assista a live “Desafinação tem Cura?”




160 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page