Buscar
  • Afinando o Cérebro

Descubra como melhorar sua escuta

Escutar vai muito além de ouvir. É preciso demonstrar interesse genuíno no que o outro está falando. Mas como manter-se atento em um mundo com tantos ruídos e distrações? Embora participar de uma conversa pareça algo simples, será que basta participar do diálogo para se comunicar?

A resposta é não. Além de ouvir bem, é importante desenvolver a escuta ativa para assimilar o conteúdo expresso pelo interlocutor com interesse genuíno, evitando distrações que impeçam o completo entendimento do que está sendo dito, gerando uma comunicação assertiva e com menor possibilidade de ruídos.

Logo, desenvolver a escuta ativa é essencial para se comunicar melhor. Mas como escutar melhor?

Desenvolvendo suas habilidades auditivas, afinal elas são responsáveis por um conjunto de processos que vão da detecção à interpretação das informações sonoras. São as habilidades auditivas que nos permitem uma comunicação eficiente, além de prestar atenção, discriminar, organizar, associar, integrar e armazenar o que ouvimos, para então compreendermos o significado das mensagens corretamente.

O que mais você irá conseguir com habilidades auditivas bem treinadas?

  • Concentrar-se em um determinado estímulo sonoro, ignorando o ruído de fundo, como em um espaço de trabalho coletivo ou na sala de aula

  • Saber a direção de um som, como quando ouvimos uma buzina ao atravessar a rua

  • Perceber a diferença entre os sons falados em palavras semelhantes, como “tia” e “dia”

  • Conseguir, a partir de uma informação incompleta, completar subjetivamente a mensagem, como quando ouvimos apenas parte da palavra e, assim mesmo, compreendemos o que foi dito

  • Compreender frases com duplo sentido

  • Seguir uma sequência, organizar e recordar aquilo que ouvimos

  • Aprender um novo idioma

  • Perceber a intenção comunicativa pelo tom da voz, como quando em uma conversa telefônica, perguntamos a alguém se está tudo bem, e pela entonação da voz de nosso interlocutor, sabemos se está mesmo tudo bem, ou não



Viu só como as habilidades auditivas são essenciais para escutar melhor? E a boa notícia é que você pode aprimorar as habilidades com um treinamento auditivo adequado às suas necessidades e o Afinando o Cérebro pode te ajudar.

Treinamento auditivo com o Afinando o Cérebro

O treinamento auditivo é uma ótima opção para melhorar suas habilidades auditivas e proporcionar maior capacidade de discriminação e compreensão da fala, com base na capacidade que o cérebro tem de se modificar diante de uma estimulação adequada.

No Afinando o Cérebro, você encontrará diversas estratégias e jogos que poderão ser utilizados para turbinar suas habilidades auditivas em uma plataforma online de fácil utilização. São mais de 160 jogos, com atividades diversificadas capazes de melhorar as habilidades auditivas de forma lúdica, desafiadora e divertida. Todas as atividades são desenvolvidas por especialistas e já foram comprovadas cientificamente, além de serem indicadas para crianças, adultos e idosos.


Escute melhor com o Afinando o Cérebro e torne suas habilidades auditivas imbatíveis. Faça um cadastro gratuito e comece o seu treinamento auditivo agora mesmo.


42 visualizações0 comentário