top of page
Buscar
  • ProBrain ProBrain

Descubra o Livro de Magia, novo jogo do Afinando o Cérebro


descubra o livro de magia o novo jogo do afinando o cérebro

Tem jogo novo na plataforma Afinando o Cérebro, venha descobrir o Livro de Magia e mergulhe em um mudo mágico onde será necessário compreender o som correto para obter a magia perfeita. Além da diversão, esse jogo vai melhorar uma habilidade auditiva essencial em nosso dia a dia: a discriminação auditiva.


Mas, afinal qual a importância da habilidade de discriminação auditiva?


Vamos começar pelo início, o Processamento Auditivo Central (PAC) é composto por habilidades auditivas como localização sonora, discriminação auditiva, reconhecimento de padrões sonoros e processamento temporal. Essas habilidades nos permitem compreender as informações do ambiente, analisar detalhes e filtrar estímulos sonoros, desempenhando um papel fundamental em nosso dia a dia. Desde a detecção até a interpretação dos sons, essas habilidades, governadas pelos centros auditivos do tronco cerebral e do cérebro, nos capacitam a prestar atenção, discriminar, organizar, associar, integrar e armazenar o que ouvimos, possibilitando uma comunicação eficaz e a compreensão do mundo ao nosso redor.


No contexto do desenvolvimento infantil, as habilidades auditivas são especialmente importantes, pois influenciam diretamente o aprendizado da linguagem, a alfabetização e a capacidade de interação em ambientes sociais e educacionais. A discriminação auditiva, que consiste na capacidade de diferenciar e agrupar sons com base em suas características, é uma das habilidades de destaque nesse processo, permitindo que a criança desenvolva sua consciência fonológica, que envolve a capacidade de manipular e reconhecer os sons da fala, além de habilidades metalinguísticas essenciais para a leitura e a escrita. Nosso sistema auditivo passa por um processo complexo que envolve detecção, recepção, condução e interpretação dos estímulos sonoros. Desde o nascimento, as estruturas orgânicas envolvidas nesse processo começam a se desenvolver, e a exposição a diferentes sons, especialmente os da fala, desencadeia uma série de reações e aprendizados no cérebro humano. À medida que a criança cresce, a discriminação auditiva melhora influenciada pela maturação do sistema nervoso e pelas experiências sonoras vivenciadas por ela. 


Alterações no desenvolvimento das habilidades auditivas, podem prejudicar o processo de alfabetização, que requer uma integração eficiente de fatores auditivos, biológicos, sociais e cognitivos. A aprendizagem da leitura e da escrita, por exemplo, está diretamente ligada à capacidade de discriminar sons, entender sua similaridade e diferença, e isso é essencial para decodificar e codificar mensagens durante o processo de alfabetização.

Viu só como a capacidade de reconhecer sons é importante no dia a dia e no desenvolvimento das crianças? Se você conhece ou acompanha alguém que demonstra dificuldade em discriminar sons semelhantes como na leitura de palavras que contenham pares auditivos sonoros como “tia” e “dia”, apresente a ela o Livro de Magia e acompanhe a evolução. 


E se você ainda não conhece o Afinando o Cérebro, clique aqui, faça um cadastro gratuito e descubra mais de 200 atividades diferentes para desenvolvimento de habilidades auditivas, de comunicação, foco, memória e atenção. 


99 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Opmerkingen


bottom of page