top of page
Buscar
  • Foto do escritorAfinando o Cérebro

Por que a comunicação e a liderança devem caminhar juntas?


Comunicação é oportunidade. Oportunidade de estar em contato com seus interlocutores de forma assertiva, transmitindo mensagens de maneira clara e objetiva. Oportunidade de ascender profissionalmente e construir sua carreira a partir de uma base sólida. Oportunidade de relacionamento, afinal quanto melhor for sua comunicação, melhores serão os vínculos formados com as pessoas ao seu redor.


Agora, imagine todas essas oportunidades geradas pela comunicação, a serviço de uma liderança capaz de promover ambientes de desenvolvimento saudáveis para os negócios e, principalmente, para as pessoas envolvidas neles.


Assim, comunicação e liderança devem caminhar juntas. Um bom líder compreende a comunicação como uma oportunidade a seu favor, desenvolvendo essa habilidade em si e em seu time.


Comunicar é compartilhar. Portanto, esqueça aquela imagem do chefe que delegava tarefas sem muitas explicações. Quanto mais seus colaboradores compreenderem o sentido de cada ação a ser realizada, maior será o engajamento nos projetos e nas necessidades da empresa. As pessoas querem, cada vez mais, entender o propósito daquilo em que estão envolvidas, isso gera motivação e atitude. Por isso, a habilidade de comunicação é tão essencial no mundo dos negócios. E qual é o papel do líder?


Há uma forte conexão entre comunicação e liderança, que vai muito além da fala. O bom líder precisa saber como se expressar e garantir que foi compreendido, evitando assim ruídos na comunicação. Ele também precisa exercitar a escuta ativa e estar atento aos sinais de sua equipe, que muitas vezes são transmitidos de forma não-verbal.


Desta maneira, o líder tem grande responsabilidade em evitar ruídos na comunicação do ambiente organizacional, que podem gerar queda na produtividade e situações de retrabalho. Por outro lado, uma boa comunicação é capaz de estabelecer confiança entre o líder e sua equipe, fazendo com que as atividades sejam desenvolvidas com mais facilidade.


Mas como exercitar a liderança e a comunicação ao mesmo tempo?


Como toda habilidade, a comunicação pode ser aprimorada. No entanto, é importante reconhecer e compreender suas facilidades e dificuldades nesse processo, pois só a partir dessa autoavaliação você será capaz de definir por onde começar.


Para facilitar, separamos algumas dicas simples que podem fazer diferença no dia a dia da sua empresa:


Tenha uma rotina de comunicação A informação de processos, mudanças ou atividades a serem feitas precisa circular. Por isso, é importante que você crie uma rotina de comunicação com a sua equipe, para que todos estejam sempre a par do que é importante para o trabalho. Pode ser uma reunião semanal com hora para começar e acabar. Se as informações mudam a todo momento, que tal ter 15 minutos no início do dia com a sua equipe?


Organize os canais de comunicação

A tecnologia nos apresentou muitas possibilidades de nos comunicarmos, com e-mails, aplicativos de mensagens ou redes sociais. Estabeleça com a sua equipe qual será o canal escolhido, para evitar que informações importantes se percam pelo caminho.


Tenha clareza e objetividade

Esqueça as reuniões longas e falas intermináveis. Para facilitar o entendimento de todos, a comunicação de qualidade deve ser clara, objetiva e sem rodeios.


Exercite sua escuta ativa

Esteja atento à sua equipe, solicite a participação e ouça com interesse genuíno, peça e dê feedback, para que seu time saiba exatamente o que é esperado deles e de que forma poderão contar com você.


Uma liderança que se comunica bem, conquista frutos que vão além dos resultados corporativos ao promover um ambiente leve e tranquilo para o trabalho dos seus funcionários. Que tal começar a exercitar hoje mesmo?


2.440 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page