Escutar é mais do que ouvir. Se essa afirmação parece estranha para você, continue por aqui pois vamos explicar melhor. Para começar, pense sobre as expressões “entrou por um ouvido e saiu pelo outro” ou “fala que eu te escuto”, que são bastante populares. O que elas remetem a você?
De forma simplificada, podemos dizer que ouvir está diretamente ligado ao sentido da audição, ou seja a todas as informações sonoras que são captadas pelo ouvido. Escutar, no entanto, tem a ver o que que compreendemos daquilo que ouvimos e como as informações sonoras são processadas pelo nosso cérebro.
Nossos órgãos sensoriais são os responsáveis por capturar os estímulos do ambiente que serão processados e interpretados no nosso cérebro. Esse processamento depende de uma série de habilidades auditivas que são desenvolvidas desde a infância e formam o processamento auditivo central.
Que habilidades são essas?
As habilidades auditivas são responsáveis por um conjunto de processos que vão da detecção à interpretação das informações recebidas pelo ouvido, como localização sonora, discriminação auditiva, reconhecimento de padrões auditivos, aspectos temporais da audição; desempenho auditivo diante de sinais acústicos competitivos ou quando o sinal acústico é ruim. São elas que nos permitem compreender o mundo real, analisar as partes e o todo da informação que recebemos e direcionar nossa atenção aos estímulos sonoros que selecionamos, mesmo quando há competição sonora, como no ambiente escolar ou em um coworking, por exemplo.
Por isso, em alguns casos, mesmo que uma pessoa tenha a audição dentro dos parâmetros de normalidade, se acontecer uma falha em alguma das habilidades pode haver uma alteração no Processamento Auditivo Central. O Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC) afeta as vias centrais da audição, ou seja, as áreas do cérebro relacionadas às habilidades auditivas. Em boa parte dos casos, o sistema auditivo periférico encontra-se totalmente preservado. A principal consequência está na dificuldade de processamento das informações captadas pelas vias auditivas. A pessoa é capaz de ouvir, mas demonstra dificuldade em interpretar a mensagem recebida.
Conheça as habilidades que são afetadas pelo Processamento Auditivo Central ( TPAC).
Quais são os sinais do Processamento Auditivo Central (TPAC)?
Quando alguém apresenta alterações no processamento auditivo central, poderá apresentar comportamentos característicos precedidos por sinais que geralmente se manifestam desde a infância. É importante estar atento a eles, pois quanto mais precoce for o diagnóstico melhor será o processo de reabilitação para o desenvolvimento e aprimoramento das habilidades auditivas afetadas.
Selecionamos os principais sinais e queixas relacionados ao Processamento Auditivo Central (TPAC):
Agitação ou distração excessivas
Hiperatividade
Apatia
Baixo rendimento escolar
Dificuldades na alfabetização
Troca de sons na fala
Troca de letras na escrita: inverte letras parecidas (b, d, p, q) ou troca letras com sons parecidos (p/b, t/d, f/v, m/n)
Erros gramaticais
Esquecer o que ouviu ou leu
Dificuldade para compreender variadas entonações na comunicação, como piadas e frases de duplo sentido
Dificuldade de escutar em ambiente ruidoso
Dificuldade em compreender ordens e regras
Confundir-se ao contar um fato ou história
Dificuldade em se expressar
Conhecer esses sinais e falar sobre eles pode ajudar familiares, professores e profissionais da saúde a reconhecerem, o quanto antes, uma possível alteração do processamento auditivo central e fazer os encaminhamentos corretos para avaliação, orientação e tratamento, minimizando dificuldades comunicativas e de aprendizagem. Além disso, é possível treinar as habilidades auditivas para aprimorar o seu funcionamento, melhorando assim os processos de escuta.
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