top of page
Buscar
  • ProBrain ProBrain

Conheça os desafios de quem convive com o TPAC

Você já se deparou com alguém que aparentemente não consegue captar a sua mensagem? Ou talvez alguém que encontre dificuldades em compreender em locais barulhentos, em manter o foco durante uma conversa ou em reter nomes na memória? Situações do nosso dia a dia, que parecem triviais para a maioria de nós, podem se tornar desafios significativos para algumas pessoas. A primeira impressão geralmente aponta para problemas de audição, mas, na realidade, a raiz do problema pode estar na maneira como essas pessoas processam as informações que recebem, ou seja, no processamento auditivo central.


O funcionamento do processamento auditivo central envolve um conjunto de habilidades auditivas que desempenham papel fundamental em nossa capacidade de perceber, compreender e interpretar os sons que nos cercam. Essas competências são essenciais na promoção da comunicação eficaz, no processo de aprendizagem e na nossa interação social. Quando o processamento auditivo central está funcionando perfeitamente, somos capazes de discernir os sons irrelevantes, concentrar-nos no que é relevante e realizar as tarefas diárias com maior facilidade. Contudo, quando ocorre alguma alteração nesse processo, pode se tornar desafiador manter a concentração nos estudos, no ambiente de trabalho e até mesmo em uma simples conversa.


Em alguns casos, essas alterações podem levar ao Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC), uma condição neurológica que afeta a forma como o cérebro processa e interpreta informações auditivas, mesmo diante de uma audição sem alterações, afetando a forma como o cérebro processa e organiza os sons, tornando mais desafiador para a pessoa compreender e se comunicar efetivamente. Em todo o mundo, cerca de 20% das pessoas convivem com o TPAC, de acordo com a American Speech Language Hearing Association (ASHA) e podem experimentar outras dificuldades no dia a dia como:


  • Dificuldade em conversar em locais ruidosos, como um restaurante ou um ambiente de coworking: Ambientes com ruído de fundo intenso podem dificultar a separação das vozes e a compreensão da fala de outras pessoas, tornando a comunicação em locais ruidosos um desafio para adultos com TPAC;


  • Dificuldade em se concentrar em reuniões: O TPAC pode dificultar a habilidade de processar e compreender informações verbais em um ambiente com várias vozes e ruídos de fundo, tornando desafiador acompanhar as discussões em reuniões;


  • Dificuldade em assistir TV: Alterações no processamento auditivo central podem levar a problemas na compreensão de diálogos em programas de televisão, filmes e séries, especialmente quando há cenas com muitos sons simultâneos;


  • Dificuldade em acompanhar o filho nas tarefas escolares: O TPAC pode impactar a capacidade de compreender as instruções verbais e processar informações auditivas. Isso pode dificultar para alguns pais o acompanhamento das tarefas escolares de seus filhos.



Todas essas situações dependem das habilidades auditivas, responsáveis por uma série de processos que vão desde a detecção até a interpretação das informações sonoras. Governadas pelos centros auditivos do tronco cerebral e do cérebro, essas habilidades nos permitem uma comunicação eficiente, possibilitando prestar atenção, discriminar, organizar, associar, integrar e armazenar o que ouvimos, para que possamos compreender corretamente o significado das mensagens.


O bom funcionamento das habilidades auditivas nos permite:


- Concentrar-nos em um estímulo sonoro específico, ignorando o ruído de fundo, como em ambientes de trabalho coletivo ou salas de aula;

- Identificar a direção de um som, como quando ouvimos uma buzina enquanto atravessamos a rua;

- Perceber a diferença entre sons semelhantes em palavras, como distinguir entre "tia" e "dia";

- Compreender uma mensagem mesmo a partir de informações incompletas, sendo capazes de completar subjetivamente o significado quando ouvimos apenas parte da palavra;

- Entender frases com duplo sentido;

- Acompanhar sequências, organizar e recordar o que foi ouvido;

- Aprender um novo idioma;

- Perceber a intenção comunicativa por meio do tom de voz, como quando perguntamos a alguém ao telefone se está tudo bem, e pela entonação de sua voz, sabemos se realmente está ou não.

É possível melhorar o processamento auditivo central?


Fique tranquilo, pois a resposta para esta pergunta é: com certeza! O treinamento auditivo é uma das opções disponíveis para melhorar as habilidades auditivas e ampliar a capacidade de compreensão, contando com a plasticidade cerebral que nos acompanha ao longo de toda a vida. Nesse tipo de treinamento, as habilidades auditivas são estimuladas por meio de exercícios que envolvem atenção, memória, distinção de sons com diferentes frequências e intensidades, foco na fala de alguém enquanto se ouve uma narrativa no outro ouvido ou memorizar sequências sonoras. Essas atividades têm o potencial de modificar as estruturas cerebrais, fortalecendo as redes neurais responsáveis pelo processamento auditivo, resultando em um processamento auditivo central mais eficaz.


No entanto, é importante destacar que os elementos que contribuem para o diagnóstico de TPAC não são mutuamente exclusivos e podem interagir de maneiras diferentes no desenvolvimento dessa condição. Portanto, cada situação é única e a avaliação do processamento auditivo central realizada por profissionais especializados é essencial para identificar as causas específicas em cada caso e estabelecer o diagnóstico.


E para o treino das suas habilidades auditivas conte com o Afinando o Cérebro. Aqui você terá acesso a mais de 200 atividades desenvolvidas por especialistas, cientificamente comprovadas e capazes de aprimorar as habilidades auditivas afetadas pelo TPAC em crianças, adultos e idosos. Se você ainda não conhece o Afinando o Cérebro, clique aqui, faça um cadastro gratuito e explore uma abordagem inovadora para aprimorar suas capacidades auditivas de forma divertida e o que é melhor, adequada a todas as idades.


425 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page