A reta final do ano é marcada pelo encerramento do semestre nas escolas e universidades e na preparação dos estudantes que farão a prova do vestibular e daqueles que estão se preparando para concursos.
Olhos e ouvidos atentos ao conteúdo denso e extenso. É necessário foco, memória e muita atenção, para dar conta das aulas, leituras e grupos de estudos. Outras habilidades também são importantes para dar conta de tanta demanda, incluindo a escuta ativa.
Sim, a escuta ativa é essencial para os estudos. Ouvir ativamente promove resultados importantes para o aprendizado, principalmente quando há uma meta importante e com prazo definido, como é o caso do vestibular e até mesmo dos concursos, que acabam mobilizando um grande número de pessoas que muitas vezes dividem o tempo de estudos com o trabalho.
É muito mais fácil estudar, realizar anotações ou responder questões sobre o conteúdo que acaba de ver quando se tem certeza do que ouviu, mas não é incomum que as queixas relacionadas aos estudos, sejam em geral sobre a dificuldade de prestar atenção ou reter novas informações.
Por isso, interagir e tirar dúvidas faz parte da escuta ativa. Diferentemente do que se pode pensar, o ponto central da escuta ativa não está no silêncio, mas sim no empenho para assimilar o que está sendo dito e na forma como se responde. Por meio da escuta ativa, você poderá captar ideias, conceitos e todo conteúdo necessário para realização das provas, vestibular ou concurso.
Curiosamente, quando a escuta ativa foi pensada pelos psicólogos americanos Carl Rogers e Richard Farson na década de 50, a ideia era que fosse utilizada como uma abordagem terapêutica, mas logo ganhou espaço entre profissionais de outras áreas como assistência social, educação, medicina e administração.
A vantagem para quem precisa encarar horas de estudo é que a escuta ativa, assim como as habilidades de foco, memória e atenção podem ser treinadas. É possível estimular e aprender a escutar de forma ativa, para tirar proveito das longas horas de estudo.
Selecionamos algumas dicas que vão te mostrar como desenvolver a escuta ativa e melhorar sua performance nos estudos. Confira:
- Demonstre ao professor que está atento ao que diz
- Ouça de forma aberta, sem julgamentos
- Mantenha o foco
- Tente se manter distante das distrações, como o aplicativo de mensagens, por exemplo. Deixe seu celular no silencioso.
Treine a escuta ativa com o Afinando o Cérebro
As atividades propostas pelo Afinando o Cérebro, atuam diretamente na estimulação de habilidades auditivas, comunicação, foco, memória e atenção, aprimorando a escuta ativa. Melhore a sua performance nos estudos com as mais de 160 atividades disponíveis em nossa plataforma. Se você ainda não conhece o Afinando o Cérebro clique aqui agora mesmo, faça um cadastro e confira.
Para saber mais Melhore a sua comunicação com escuta ativa